O Conselho Municipal de Cultura de Petrolina fará sua primeira reunião, nesta terça-feira (25), às 10h, no Sest/Senat. Além de concretizar uma antiga demanda da classe artística da cidade, o encontro também é visto como uma forma de abrir um canal para a população discutir o destino cultural de Petrolina – que é considerada hoje a “Capital Multicultural do interior do Estado”.
“Estamos muito felizes na consolidação deste grande anseio da classe artística, acredito que será um divisor de águas na cultura da cidade. O conselho está sendo formado por pessoas bastante cientes da importância de ser conselheiro e poder colaborar na política pública no município”, afirmou a superintendente de Cultura, Roberta Duarte. Segundo ela, poucos municípios em Pernambuco possuem um Conselho Municipal de Cultura. “E destes, poucos são, de fato, atuantes”, disse.
Na primeira reunião, que contará com a participação do prefeito Júlio Lóssio, serão apresentados os conselheiros titulares e suplentes, as ações realizadas na gestão e os projetos em andamento, assim como serão apresentados os principais itens da Lei nº 1.855 de 28/07/06, que trata da criação do Conselho Municipal de Cultura.
A Lei foi publicada em 2006 e atualizada em 2009, seguindo os moldes dos conselhos de referência no Brasil, a exemplo das cidades pernambucanas do Recife e Olinda. O Conselho tem 26 membros titulares que contemplam todos os segmentos artísticos, representantes de instituições e órgãos públicos de Petrolina, além de secretarias municipais que atuam na interação, interlocução e realização de atividades transversais. (Da Ascom PMP)


