O documentário “O Samba: na ilha, da Ilha”, produzido pelas jornalistas Naiara Soares e Quercia Oliveira, será uma das produções apresentadas neste sábado (22) na 5ª edição do Festival Visões Periféricas, que começou no dia 19 e vai até dia 26 no Rio de Janeiro (RJ), e também da 7ª edição do Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que acontecerá de 5 a 10 de dezembro, em Aracati (CE).
Em 19 minutos, as roteiristas e produtoras apresentam aspectos do Reisado – que acontece em janeiro durante os festejos de Reis na Ilha – e do Samba de Véio, manifestação que se tornou um produto cultural da região, internacionalmente conhecido.
Depoimentos de adultos e crianças, moradores da Ilha, intercalados com imagens das danças populares e do modo de vida da comunidade compõem a narrativa de “O Samba: na ilha, da Ilha”, provocando no espectador a curiosidade de ver de perto as manifestações e o desejo de debater a relação entre mídia e cultura.
O documentário é resultado do trabalho de conclusão de curso das duas jornalistas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o vídeo-documentário foi produzido em 2010 sob a orientação do Professor Paulo Soares.


