O leitor José Elias Gomes Batista chama atenção, neste artigo, para o cuidado que as pessoas devem ter em relação ao golpe da lista telefônica, que já foi divulgado pela imprensa nacional, e vem acontecendo na região.
Confiram:
Muita atenção para os comerciantes e demais consumidores da região do vale do São Francisco, sertão central e do Araripe. Tenho recebido dos meus clientes queixas referente ao golpe da lista telefônica na cidade de Petrolina e região.
O modo operante é o mesmo em todas as ocasiões, ou seja, a atendente de call center liga para empresa e oferece o serviço de publicidade e demais divulgações em lista telefônica de forma gratuita. Em seguida, repassa um contrato através de fax totalmente oneroso, porém alega que o mesmo apenas será cobrado após um ano de uso ou mesmo apenas para constar valores, fundamentando que o serviço já foi anteriormente descontado em conta telefônica.
Na realidade, após a assinatura do contrato, a empresa responsável pela suposta divulgação passa a cobrar valores que chegam a R$ 6.000,00 (seis mil reais), passando a ameaçar o consumidor caso haja inadimplemento em protestar o título (bloqueto bancário) ou mesmo em incluí-lo no cadastro negativo SPC/SERASA.
Nesse sentido, importante ressaltar que a cobrança não passa de um “golpe” conforme já divulgado pelo sítio do G1 (globo.com): http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/golpe-da-lista-telefonica-assusta-brasileiros-em-vários-estados.html
Vale salientar, que os consumidores e demais comerciantes da região devem procurar o PROCON e a delegacia especializada no tipo do crime. Ressalta-se que os estelionatários forçam qualquer tipo de medida, o que deve ser ignorada pelos consumidores, evitando assim prejuízos.
É de relevante importância destacar que os criminosos inicialmente em seu contrato informam que a cobrança pode ser através de bloqueto bancário, conta telefônica ou mesmo em conta corrente, motivo pelo qual deve ser evitada a autorização com a devida assinatura do responsável. Dúvidas ou informações e-mail: eliasfilho30@gmail.com.
José Elias Gomes Filho/Leitor




Eu fui vítima da lista telefônica da seguinte forma:chegou na minha empresa um senhor já de idade madura ( final de 2010) oferecendo para que o nome da empresa fosse divulgado no catálogo Lista telefônica de 2011. Paguei o serviço com cheque pré,e esse catálogo nunca apareceu .fiquem ligados… “quem gosta,torna”!!!!