O professor Edi Santana (foto), que atua nas redes estadual e municipal de ensino em Juazeiro, enviou ao Blog este artigo no qual enaltece sua classe. Mas ele lembra também que o Dia do Professor, comemorado neste sábado (15), é de reflexões sobre as lutas e a difícil rotina da categoria:
15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR
Sócrates dizia que “O verdadeiro mestre não ensina, desperta em seus discípulos o espírito do conhecimento”. Parabenizamos a todo professor nesta data tão importante. Dia de comemoração, sim, mas também de reflexão sobre o nosso papel quanto educador, quanto cidadão dentro de uma sociedade em constante mutação. Sociedade está que vive um processo tecnológico enorme, mas que sofre com problemas tão elementares, como falta de água, energia, saneamento, trabalho, alimento em sua mesa.
Qual o nosso papel como educador dentro de uma sociedade tão desigual? Será que estamos contribuindo para formamos cidadãos conscientes, críticos, conhecedor dos seus direitos e deveres ou formando cidadãos subservientes, apáticos e medrosos?
Paulo Freire disse “Educar é um ato político, ou você educa para transformar a sociedade para melhor, ou você educa para manter um sistema opressor aumentando assim esse abismo enorme entre as classes sociais”.
Comemoremos com muita alegria nosso dia, embora temos consciência do quanto é árduo nossa labuta do dia-a-dia em sala de aula, às vezes em situações não muito favoráveis, às vezes com condições precárias, sem a valorização merecida, mas tendo consciência do nosso papel, sabendo que a educação é a mola mestre de qualquer nação.
Um forte abraço a todos os profissionais da educação em nossa querida cidade Juazeiro da Bahia, em todo o mundo e que Deus nos ilumine, nos oriente e nos fortaleça para que possamos dar o melhor de nós para nossos queridos alunos.
Parabéns!
Edi Santana/Professor da Rede Estadual e Municipal de Educação de Juazeiro-BA, Pós-graduado em Mídias e tecnologias na Educação, em Metodologia de Didática do Ensino Superior e Pós-graduando em Gestão Pública Municipal



a minha homenagem vai para a professora de portugues,Alaide ( em memoria), professora de historia Ivonise, mariazinha, professora Eliete Araujo ( em memoria)
a minha homenagem vai para a professora de portugues,Alaide ( em memoria), professora de historia Ivonise, mariazinha, professora Eliete Araujo ( em memoria) não poderia esquecer da professora Terezinha Texeira
São tantos os obstáculos. Além dos baixos salários, ainda temos que conviver com a falta de autoridade do docente no ambiente de trabalho. Dizer que o professor é a autoridade na sala de aula, é ledo engano, pois o Estado, com as suas leis fruto da hipocrisia dos governantes, restrigiu a autoridade do professor, tornando-o refém dos alunos.
O que é ser professor hoje?
Moacir Gadotti, escreve no livro “Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido”.
“O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros “amantes da sabedoria”, os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis.” Valeu professor!
Fala sério. Quer saber mesmo quem é o professor? Um indivíduo que ao longo da carreia profissional contraiu: bucite, hipertensão, tireoidite,obesidade e os mais exaltados ficaram cardíacos. Fala sério! Professor é “antes de tudo um forte.” Parabéns, queridos!