
A comissão Pró-Distrito de Nova Descoberta promoveu um encontro no dia de ontem (09) na comunidade de Lagedo, zona rural de Petrolina, a 60 km da sede (fotos). Para os integrantes da comissão, Ademílson Ferreira (o Irmão Jorge) e Rogério Passos, Lagedo é fundamental para as pretensões do movimento, já que fica às margens do Riacho Pontal e faz divisa com o distrito de Cristália.
“Precisamos do território de Lagedo para demarcar os limites do distrito (de Nova Descoberta)”, enfatizou Rogério, acrescentando que a recepção na comunidade foi a melhor possível. Além disso, ele explicou que o prefeito Júlio Lóssio já sinalizou sua intenção de criar três novos distritos na cidade: além de Nova Descoberta, o de Izacolândia e Uruás. “Lagedo é importante para qualquer um dos três”, enfocou.
Mas até a prefeitura viabilizar estudos técnicos para determinar a criação dos distritos, a comissão fará ainda várias reuniões com os moradores da zona rural. A intenção é trazer essas comunidades para debater o tema com mais detalhes, para saber se desejam encapar a causa ou não.
Segundo Rogério, o fato de haver uma divergência atual com a Comissão Pró-Emancipação de Izacolândia, neste momento, por conta de onde seria a sede do futuro município, não significa dizer que não possam estar unidos mais adiante. Os dois aproveitaram para elogiar o empenho da presidente da associação de moradores de Lagedo e Jatobá, conhecida por Professora Francisca, que mobilizou a comunidade para participar do encontro de ontem.


