A poucos dias de deixar o cargo de reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), José Weber Freire Macedo (foto) para se aposentar, o gestor da instituição desabafou em uma longa entrevista ao Blog.
De todos os assuntos abordados, nada foi mais enfatizado por Weber do que as ações tomadas pela Fundação Estatal Municipal de Saúde de Petrolina (Femsaúde) em sua administração no Hospital de Urgências e Traumas (HUT), as quais considera inexplicáveis.
Segundo Weber, uma sucessão de erros e desrespeitos por parte da Femsaúde ao convênio firmado com Univasf fazem com que a situação caminhe hoje para um rompimento entre as partes.
O convênio, assinado em outubro do ano passado garantia à Femsaúde a administração financeira, enquanto a Univasf ficaria incumbida da gestão administrativa, operacional e médico- hospitalar. O reitor diz que houve uma invasão por parte da Femsaúde.
Para Weber, depois de várias intervenções indevidas, a demissão sumária de dois técnicos da universidade pela Femsaúde contribuiu para um clima de insustentabilidade do convênio. “A demissão dos profissionais, sem qualquer tipo de comunicação à universidade, foi a gota d’água para que as coisas sejam revistas, é inadimissível que uma instituição séria como a Univasf fique à mercê. Para isso houve um contrato firmado, se uma parte não cumpre, fica insustentável continuar os trabalhos”.
O restante desta entrevista será divulgado nos próximos dias.



Só espero que a Univasf não aceite simplesmente abandonar o HUT. Nesse caso quem tem que sair é a Femsaúde, e quem sabe, toda a Prefeitura.
Abaixo a ignorancia e a mentira, o hospital é do município o reitor se comporta como chefe de estado, não sabe mais qual é o seu papel, rei-tor, ex-reitor, candidado, assessor…
E é admissível que seja administrada à distancia como acontece a bastante tempo? Vejam o que aconteceu em Sao Raimundo o exemplo de incompetencia do modelo centralizador. Era isso que queria pro hospital de ensino? Quem vai pagar pelos erros administrativos? Viva a universidade democratica!
Sera que o professor ao menos conhece o hospital? A a mentira so dura enquanto a verdade nao aparece.
Me parece que o reitor guarda mágoas por não ter colocado em prática seu projeto politico em Petrolina. Vá com
Deus
Reitor, o senhor já deu o que tinha que dar. Por que só agora que está deixando a reitoria decidiu agredir a gestão municipal?
Vá em paz e não queira ser o SARNEY da Univasf. Deixe de rancor com a terra que te acolheu tão bem e com o único prefeito que acolheu o alunado da Univasf.
Deixe o amor de Deus, se é que o senhor acredita Nele, repouse em seu coração. Seja feliz!
Sr.ª deixa de ironia, pois em momento nenhum Weber criticou o nordesde, se você não sabe ele é filho de nordestino.
Gestão organizada e transparente igual a que ele fez é difício encontrar.
Se a srª não entendeu o texto ele só está criticando a FEMSAÚDE porque descumpriram o convênio feito com a Univasf.
Reitor Isso parece ser cultura da Prefeitura de Petrolina, não age com ética com seus funcionários imagine com a UNIVASF. Devem morrer de inveja de uma gestão como sua. Deixar a gestão de cabeça erguida não é para qualquer um.
Isso mesmo, gostei da sua resposta, o Professor Weber pos em prática o sonho dos petrolinenses e os ignorantes jamais agradeçem…vão estudar em escola particular já quem pode pagar, então.
A FEMSAUDE prejudica a administração da UNIVASF em todos os sentidos; desde usar o espaço físico do HUT, luz, material de escritório, telefone, funcionários, …, até prejudicar a relação entre a administração do HUT com os profissionais da saúde e equipe administrativa.
Será que todos se esqueceram de quantos foram mandados embora pela Fundação e sem seus pagamentos? De quantos cargos de confiança foram colocados ali? Dos altos salários?… Tudo que já foi falado aqui em vezes passada.
Nessa briga, que sai perdendo é a população, que vai deixa de ter um hospital público de alta qualidade.
Se a UNIVASF deu certo, trouxe progresso para a nossa cidade, nos permitiu ficar perto dos nossos filhos, que não precisará ir para fora estudar em uma universidade; então, acredito que se o HUT fosso por completo administrado por ela, o progresso científico, tecnológico, de profissionais e financeiro, seria certo, trazendo qualidade de vida para a população.
Por ser um hospital público deveria ter uma fiscalização com urgência. Transparência no que está acontecendo. Deveria prevalecer o que fosse melhor para a população, afinal, pagamos imposto e temos direito a saúde com dignidade.
Esse professor na verdade não fez nada de bom para a UNIVASF, o prédio de educação física está com as obras trasadas mais de um ano, a policlínica mais de uma ano, o auditório a dois anos, o prédio de medicina a mais de um anos, em quanto isso, pra fazer o prédio da reitoria foi menos de um ano.
Como Weber mesmo disse aqui no blog em outra reportagem, ele pode se candidatar a prefeito de Petrolina, e isso que ele tá fazendo é apenas mais um jogo político dele afim de usar na su candidatura futura.
Ele disse que está se afastando da UNIVASFporque vai se aposentar, que nada, ele vai se afastar da UNIVASF porque todos estão precionando ele pela má administração da UNIVASF.
Esse Dr. Weber é uma piada.
Meu amigo Marcio, definitivamente vc não sabe de nada e fica falado asneiras. Pesquise primeiro para falar depois
FAÇA SEU PAPEL REITOR! PORQUE VOCÊ VEIO PRA CÁ CUIDAR DE EDUCAÇÃO E NÃO FAZER POLITICA. ENTENDEU???
Quem não entendeu foi vc. Reitor não cuida somente de educação, ele é o gestor da instituição e se a univasf está bem estruturada agradeça a influencia politica que ele e a equipe dele tem em Brasília.
Weber está lutando para os alunos da área de Saúde e para melhoria do HUT em equipamentos, mas se o prefeito não quer o mesmor para população e para os alunos, “fazer o que”.
Compreendeu melhor meu amigo?
Quem perde é a população e todos os 200 funcionários que foram demitidos da FEMSAÚDE!´
É O DESEMPREGO EM PRIMEIRO LUGAR!
Viva a gestao com responsabilidade, fora pra longe a hipocrisia, Petrolina tem homens e mulheres inteligentes. Quem ja se viu criticar uma instituicao porque demitiu um incompetente para o cargo, hospital nao e parque turistico pra ser cuidado por alguem sem formacao em gestao. Eduardo nao defenda os interesses pessoais do reitor, o que deve prevalescer é a supremacia do interesse publico, chega de chantagem, isso e um crime contra nossa inteligencia.
Vai estudar em outra universidade meu cara, já que pode pagar…então.
Aguarde pra ver o traumas sem professores, alunos, residentes….e se afundando…é isso que Petrolina quer…a secretaria municipal de saude nunca foi estável…pergunte aos ex secretários???????
Viva a gestao com responsabilidade, fora pra longe a hipocrisia, Petrolina tem homens e mulheres inteligentes. Quem ja se viu criticar uma instituicao porque demitiu um incompetente para o cargo, hospital nao e parque turistico pra ser cuidado por alguem sem formacao em gestao. Eduardo nao defenda os interesses pessoais do reitor, o que deve prevalescer é a supremacia do interesse publico, chega de chantagem, isso e um crime contra nossa inteligencia. Deixe a universidade e o municipio em paz e deixe de criar conflito sem causa nobre professor.