Para marcar o dia 26 de setembro, que é vivenciado em todo o Brasil o Dia do Surdo, haja visto ter sido nessa data, em 1857, que o professor surdo francês Ernest Huet, com o apoio do imperador D.Pedro II, fundou o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), referência na educação de surdos, acontece logo mais a grande passeata saindo às 8h da Praça do Galo e percorrendo as ruas da cidade até a Concha Acústica.
Durante todo este mês de setembro estão sendo realizados, em todo o país, diversos eventos em favor da Educação e Cultura Surda. Esse movimento nacional foi intitulado de “Setembro Azul”, por essa cor ser símbolo da luta dos surdos contra a discriminação que sofrem. Com o intuito de mobilizar as autoridades políticas e a sociedade para a importância da educação bilíngue para os surdos, a Associação de Surdos de Petrolina – ASP está promovendo, de 22 a 26, a I Semana de Valorização da Libras.
Segundo o Decreto 5.626/05, pessoa surda é aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


