A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou balanço das obras de drenagem agrícola do Sistema Itaparica.
De 2008 até o primeiro semestre de 2011, foram aplicados recursos da ordem de R$ 16 milhões, do convênio Chesf/Codevasf. Os últimos serviços previstos foram realizados nos Perímetros Irrigados Rodelas, localizado no município de mesmo nome, na Bahia, e Fulgêncio, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. Os cronogramas dos serviços correram dentro dos prazos estabelecidos.
No Perímetro Irrigado Rodelas, os serviços de macrodrenagem e microdrenagem beneficiaram cerca de 1 mil hectares. A superintendente regional Ana Angélica Almeida Lima, da Codevasf em Juazeiro (BA), destaca que a realização das obras visa a proporcionar a sustentabilidade das áreas, com aumento da capacidade produtiva e da geração de renda através da atividade agrícola irrigada.
No Fulgêncio, o maior perímetro irrigado do Sistema Itaparica, foram alocados recursos da ordem de R$ 10,6 milhões para drenagem subterrânea e coletora dos lotes agrícolas. Nessa etapa dos serviços, o entorno de algumas agrovilas também está sendo beneficiado com a implantação de drenos coletores para melhorar o escoamento da água das chuvas.
A implantação de drenagem também já está concluída no perímetro irrigado Icó-Mandantes, Blocos 3 e 4, localizado nos municípios de Petrolândia e Floresta, em Pernambuco, e no Perímetro Irrigado Pedra Branca, que fica em Curaçá e Abaré, na Bahia.
Essas medidas foram adotadas para assegurar o bom desempenho das atividades agrícolas. Em Icó-Mandantes foram implantados 175 quilômetros de drenos subterrâneos, 25 quilômetros de drenos coletores abertos e 14 quilômetros de drenos coletores entubados, beneficiando cerca de 290 hectares da área irrigada.
As características de profundidade dos solos e relevo da área são alguns dos fatores que definem os tipos de sistemas de drenagem. No perímetro Irrigado Pedra Branca, foram implantados drenos abertos, fechados e parcelares subterrâneos. (com informações/foto da Ascom Codevasf)



Mim desculpe essa materia ai, mias no projeto Fulgêncio mesmo não esta concluido não as drenagem não, faltam muitos lotes de agricultores para drenar, essas empresas querem ganhar nomes sem terminar com os serviços, estão aqui muitos lotes na lista, esta aqui pra quem quiser ver.
Quero diizer que o Projeto Brígida também não está concluído.