Mais uma reunião da Comissão de Emancipação do Salitre foi realizada no último final de semana. Desta vez o encontro ocorreu na localidade de Goiabeira, zona rural de Juazeiro. Havia uma grande expectativa em relação à apresentação, por parte do engenheiro agrônomo e ex-vice-prefeito do município, Antonio Carlos Chaves, de propostas para perenização do Rio Salitre.
Chaves, que é relações públicas da Comissão, mostrou através de dados e mapas que, se utilizando da infraestrutura do Projeto Salitre – particularmente da Área FAO, que chega até a localidade de Sobradinho (Alto Salitre) – e daí construindo uma adutora de apenas 4 Km, lançaria as águas na localidade de Passagem do Sargento. A outra opção seria construir a barragem de Volta da Dona, que pode acumular 2,6 milhões de metros cúbicos de água, construindo uma adutora de apenas 2Km com saída do final da Área da FA0. A grande vantagem da segunda opção é o acúmulo de água, no valor estimado, a custo zero porque seria água oriunda de chuvas.
No caso de optar pela construção da barragem, esta seria dotada de uma comporta para perenizar parte do Rio Salitre. Todas essas propostas deverão passar pelo crivo da Presidência da Codevasf. Chaves falou também da ampliação da área irrigável do Projeto Lindú,cujas terras serão destinadas para os salitreiros.
Outro participante da reunião, Antonio Cursino falou sobre o potencial mineralógico do Vale do Salitre, ressaltando a existência de ouro e metais de base. Chamou atenção também dos salitreiros para o receio dos impactos ambientais da mineração, justificando haver esse risco. Porém destacou que existem também muitos órgãos governamentais que exercem severa fiscalização para amenizar esses efeitos negativos. Já David Lima falou sobre a legislação que rege os critérios para emancipação do Salitre, afirmando que realmente há condição de se realizar a emancipação. Mesmo o Salitre estando em condições jurídicas para se emancipar, é consenso entre os membros da Comissão lutar pela estruturação das localidades. (foto ilustração/Google)


