Ciclo de Estudos em Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro será aberto logo mais na Uneb

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2011 às 08:00

Acontece logo mais às 10h, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb),  a abertura do Ciclo de Estudos do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro (Nepec-SAB). O evento será um momento de reflexão e debates sobre questões relacionadas ao semiárido e será realizado no auditório do Campus III da Uneb.

Com o objetivo de apresentar projetos e pesquisas em educação contextualizada, o ciclo traz para o campo de discussão a pesquisa de doutorado “Ressignificação e Reapropriação Social da Natureza: Práticas e Programas de Convivência com o Semiárido no Território de Juazeiro”, da geógrafa e professora Luzineide Dourado Carvalho.

A tese é resultado de um mapeamento da produção de alimentos (doces, geleias, biscoitos, mel e outros produtos) desenvolvidos pela agricultura familiar de sequeiro, identificada em dez municípios que compõem a região de Juazeiro, com a intenção de gerar um olhar cuidadoso sobre a condição do homem sertanejo na localidade em que vive e a forma de buscar melhorias de sua condição de vida e de trabalho através da “convivência” com o seu ambiente.

O Ciclo de estudos do Nepec-SAB, coordenado pelas professoras Luzineide Carvalho e Maísa Antunes, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Uneb, conta com a participação de pesquisadores e estudantes dos cursos de Comunicação Social e Pedagogia. O grupo, que se reúne uma vez por mês, está aberto à participação da comunidade em geral.

Na oportunidade estarão expostos para venda livros relacionados à educação contextualizada no semiárido e produtos típicos da região, produzidos por agricultores que foram objeto de estudo da tese que será apresentada. (foto/Google)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…