A empresa paulista Cutrale anunciou esta semana que irá investir no cultivo e processamento de laranja no Semiárido brasileiro, na região do Vale do São Francisco. O volume de recursos necessários será definido até março de 2012. A Cutrale é considerada a maior indústria de suco de laranja do mundo, respondendo por cerca de 30% da produção na atualidade.
Os investimentos na área partiram de um projeto do Ministério da Integração Nacional, apresentado à direção da empresa no primeiro semestre deste ano. Segundo dirigentes da empresa, que visitaram a região recentemente, o projeto tem grandes dimensões e vai atender, principalmente, os consumidores externos com exportações pelos dois portos de Pernambuco: o de Recife e o de Suape.
Na região, a Cutrale espera poder ampliar o sistema de irrigação graças à PPP (Parceria Público-Privada) com o governo federal, que deverá lançar em breve, por meio do Ministério da Integração Nacional, um programa de irrigação que alcançará R$ 5 bilhões em investimentos no setor, utilizando as PPPs.



Espero que os produtores do Vale não embarquem nessa. Todo mundo que produz laranja em São Paulo está justamente largando por conta dos baixos preços praticados ao produtor. Como existe pouquíssimas empresas que compram a produção de todo mundo (uma delas é a Cutrale), elas botam o preço lá embaixo. Melhor continuar na uva e manga, que dá um retorno muito maior.
Será que vai ser em Petrolina?
Espero que a indústria seja instalada em Petrolina. FBC e o Governador tem que brigar por isso. Chega de Petrolina produzir a fruta e os outros industrializá-la.