

O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado (ao centro) esteve em Petrolina na última terça-feira (13). Diante dos últimos episódios envolvendo a instituição, ele veio dar uma de “bombeiro” e tentar apagar os ânimos quentes dos estudantes revoltados com o caos administrativo em que mergulhou a instituição.
Mas parece que não conseguiu. Fazendo jus ao sobrenome, o reitor não deu uma só palavra com o estudantes. Justificou que sua agenda estava lotada e que iria ainda até Salgueiro. Nem o ex-deputado Geraldo Coelho, que foi até lá, conseguiu falar com o reitor.
De conversa mesmo, Calado teve apenas com professores, coordenadores de curso e a diretoria da UPE/Campus Petrolina. Ainda assim, foi a portas fechadas. Até aqueles que chegaram atrasado – como o coordenador de graduação e pesquisa e a diretora Socorro Ribeiro – só entraram após a primeira parte da reunião.
O reitor aproveitou para registrar algumas fotos do protesto dos estudantes, que espalharam várias faixas pela instituição contra a falta de professores e uma série de outros problemas de logística que atingem a universidade. Segundo alguns professores, durante a reunião ele pediu votos de confiança para cumprir o que havia prometido, como concurso público para o inicio do próximo semestre e outra seleção simplificada para este semestre ainda.



É impressionante como nossos representantes não nos representam! O REI-tor da UPE, Carlos Calado, faz parte da base aliada do governo Eduardo Campos e, portanto, faz todo jogo de politicagem para não entrar em conflito com o mesmo. Enquanto isso continuamos sem medidas efetivas e tendo que ouvir piadas do tipo “me deem um voto de confiança”. Bem sabemos que votos de confiança nunca são oferecidos a políticos, mas votos de desconfiança. O movimento não está calado, ele continua ecoando e a qualquer momento irá voltar com mais força e isso quem decide não são os estudantes, mas nossos in-gestores. POR PROFESSORES EFETIVOS JÁ, SALÁRIOS DIGNOS PARA OS DOCENTES, INCENTIVO À PESQUISA E EXTENSÃO, RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, ÔNIBUS, LUZ, ÁGUA, PAPEL HIGIÊNICO, ENFIM, POR UMA UNIVERSIDADE DIGNA!