Grupo teatral leva Projeto “Mais Arte nos Distritos” a Juazeiro neste fim de semana

por Carlos Britto // 15 de setembro de 2011 às 21:39

Amanhã (16) e sábado (17) Juazeiro receberá o projeto “Fabulosas Histórias do Rio São Francisco”,  que trata de questões ecológicas, educativas e culturais sem o tom didático e moralizante, geralmente empregado nessas abordagens. A apresentação do espetáculo, em Juazeiro, é mais uma ação  elaborada pela Trup Errante, através do projeto de fazer circular o espetáculo pelo maior número de cidades às margens do Rio São Francisco, da nascente à foz, sugerindo o debate sobre a preservação do rio e seus afluentes, promovendo o acesso dos diferentes públicos da região à proposta sociocultural-educativa, colaborando e se correlacionando com os fazeres e saberes artísticos e teatrais de cada localidade visitada.

Para tornar essa circulação possível, a Trup Errante dividiu o projeto em etapas: A partir de 2008, com o patrocínio da Casa do Colono, a Trup Errante construiu o espetáculo para circular pelos projetos de irrigação e, em seguida, circulou pelas escolas e teatros de Petrolina, Triunfo, Tuparetama, Serra Talhada, Bodocó, no sertão de Pernambuco, e Juazeiro (BA), atendendo assim a seis cidades do Submédio São Francisco.

Em 2011, com recursos provindos do Edital Jurema Penna de Apoio à Circulação de Espetáculo de Teatro, do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (Funceb), o grupo percorreu a região baiana do Médio São Francisco, em janeiro, passando pelas cidades de Ibotirama, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Correntina, Barreiras e Buritirama, obtendo grande sucesso. Agora chega a vez de a Trup Errante retornar com o projeto à sua casa. Assim, o grupo propôs e a Funceb acatou a ideia de inserir a cidade de Juazeiro nesse edital de circulação;

Pensando em dar continuidade à iniciativa, o grupo está, constantemente, inscrevendo o projeto em editais e festivais, propondo etapas de circulação que incluem todas as regiões do Vale do São Francisco, visando a atender comunidades ainda não visitadas, desde Minas Gerais até Sergipe. Com o apoio financeiro do Funceb e Secretarias da Fazenda e de Cultura, o projeto inclui workshops de Iniciação Teatral, Confecção de Máscaras com material reciclado e Percussão (confecção e uso) com material reciclado, além da apresentação do espetáculo no Teatro Municipal de Juazeiro e no distrito de Juremal.

A sugestão de realizar o projeto em Juremal partiu da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura de Juazeiro (Seiasc), que apóia a iniciativa da Trup Errante e que vem buscando dinamizar o Teatro José Guilherme da Cunha – um espaço pouco conhecido, tanto pelo público, quanto pelos produtores culturais da região. Segundo Beto Borges, gerente de Cultura da Seiasc, outros projetos artísticos ocorrerão ainda neste mês. Já em outubro serão levados para esse teatro, dando continuidade a essa dinamização. A idéia da Gerência de Cultura é transformar o teatro de Juremal em palco permanente de espetáculos artísticos, beneficiando desse modo os distritos de Juremal, Carnaíba e Massaroca.

Para se inscrever é só entrar em contato pelo seguinte email e telefone:errantetrup@gmail.com / (74) 8824 3578. As inscrições são gratuitas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…