Artista plástico sanfranciscano revela magia do folclore de Pernambuco em exposição

por Carlos Britto // 09 de setembro de 2011 às 22:14

Uma viagem imaginária por um mundo de multicolorido e místico. Com cavaleiros medievais, lanças e caboclos, o mundo do Maracatu encanta pela riqueza dos detalhes desse importante folclore pernambucano.

Com essa influência de raiz por ser uma pernambucano nato, o artista plástico Rinaldo Lima – que é natural de Recife, mas radicado no Vale do São Francisco há mais de 20 anos – vai expor seu talento em pintura. “Baque Solto”, título da exposição, reúne vinte telas em óleo, retratando o “caboclo de lança” – principal personagem do maracatu rural.

As telas exploram expressões faciais fortes, características do homem nordestino do interior. Negros, mestiços e caboclos, em sua maioria cortadores de cana, que durante o Carnaval revelam sua identidade cultural.

A exposição “Baque Solto” é financiada pela Fundação Cultural da Bahia através do edital Matilde Matos, de apoio à montagem de exposição de artes visuais.

Um ponto a destacar nas telas é a homenagem que o artista faz a grandes negros da história mundial, como Barak Obama, o ator Morgan Freeman e Pelé, além do artista baiano Carlinhos Brown.

A mostra será lançada na próxima terça-feira, (13) no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h, e fica até o dia 13 de outubro. Em novembro será a vez de Salvador, na Galeria Ebec.

Artista plástico sanfranciscano revela magia do folclore de Pernambuco em exposição

  1. Paula disse:

    Rinaldo Lima mais uma vez estava de parabéns por seu talento fantástico e suas obras maravilhossos.

  2. Paula disse:

    Rinaldo Lima mais uma vez estava de parabéns por seu talento fantástico e suas obras maravilhosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…