Pernambuco se destaca mais uma vez e o seu Produto Interno Bruto cresce acima do nacional. Os números divulgados hoje pela Agência Condepe/Fidem apontam que o estado cresceu 5% no segundo trimestre de 2011 enquanto o Brasil alcançou 3,1% de crescimento levando em consideração o mesmo período de 2010.
Se comparado todo o primeiro semestre deste ano, o PIB – indicador constituído pelo conjunto das riquezas geradas na economia (valor agregado por bens, serviços e impostos) – acumulou um crescimento de 5,7% em Pernambuco enquanto o Brasil registrou 3,6%. Desde 2008, a economia do estado apresenta números mais favoráveis que a do país.
Mais uma vez, o setor que apresentou o maior crescimento em Pernambuco foi o da construção civil, que obteve variação positiva de 8,6% entre abril e junho deste ano em relação a 2010. O segmento de serviços também ajudou a economia do estado, crescendo 5,4% no segundo trimestre e 5,7 % no acumulado dos seis primeiros meses de 2011. O resultado reflete os níveis de consumo decorrentes do aumento na oferta de empregos e também nos salários.


