Câmara de Vereadores de Santa Maria contesta notícia sobre permanência de Jetro na prefeitura

por Carlos Britto // 07 de setembro de 2011 às 09:54

Em nota enviada ao Blog, a assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista (PE) contesta a notícia divulgada sobre a permanência do prefeito Jetro Gomes (PSB) e do seu vice Humberto Mendes, nos respectivos cargos.

Confiram:

Ao contrário do que foi noticiado nesse conceituado Blog, o TSE, de modo algum, unificou entendimento sobre a permanência de Jetro junto a Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista.

O julgamento a que se reportou esse Blog foi, na verdade, apenas o indeferimento de um pedido liminar que foi formulado nos Autos do Mandado de Segurança Nº 1457.78.2011.6.00.0000.

O Ministro Dias Toffoli, que é o relator da matéria, apenas fez negar o pedido de afastamento de Jetro sob o argumento de que no presente momento isso poderia prejudicar o bom andamento da Administração Pública (nova alternância de poder), não deixando, contudo, de reconhecer que o mérito da ação se encontrava amparada de bom direito, e que, após a prestação de informações do Ministério Público e do TER/PE sua posição poderia ser alterada.

O referido mandado de Segurança foi promovido pela Câmara de Vereadores no intuito de que o TSE determinasse o cumprimento do Artigo 81 da Constituição Federal, que claramente reconhece que havendo cassação de Prefeito e Vice-prefeito nos 02 (dois) primeiros anos do mandado (dupla vacância) deve haver novas eleições diretas, e nos 02 (dois) últimos anos do mandado, novas eleições indiretas, mas nunca o 2º colocado assumir de modo definitivo.

O cumprimento do Artigo 81 da Constituição Federal sempre foi garantido pelo TSE, que possui entendimento firmado a esse respeito, juntamente com o STF. Com base nisso, em vários municípios que tiveram seus prefeitos cassados foram designadas novas eleições suplementares, e se assim foi, obviamente, com Santa Maria da Boa Vista não será diferente.

Com base nisso, acreditamos que a designação de novas eleições é questão de tempo. Mesmo reconhecendo que a cassação do prefeito Leandro Duarte, eleito com mais de 50% (cinquenta por cento) dos votos válidos ainda não é definitiva, uma vez que se encontra pendente de julgamento um recurso de Agravo Regimental no próprio TSE, que pode promover o seu retorno à administração do município. Entendemos que o caminho para a realização de novas eleições é constitucional, sejam elas diretas (se for reconhecido que o prefeito foi cassado nos 02 primeiros meses do mandato) ou indiretas (se for reconhecido que o prefeito foi cassado nos 02 últimos anos do mandato).

Além disso, cumpre-nos esclarecer que além da Constituição Federal, a nossa Lei Orgânica também determina a realização de novas eleições para o caso de dupla vacância, e que a justiça pode até ser lenta, mais sempre se faz prevalecer.

Ressaltamos finalmente, que o requerimento através de liminar apresentado ao TSE solicitando a determinação de novas eleições no município, foi feito pelo Presidente da Câmara e em nenhum momento pelo prefeito eleito Leandro Duarte.

Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista/Assessoria de Comunicação

Câmara de Vereadores de Santa Maria contesta notícia sobre permanência de Jetro na prefeitura

  1. deolho disse:

    É isso aí. O que me deixa indignado é que oHumberto Mendes ainda tente tirar as caracteristicas dele, como faltar com a verdade,pra colocar em pessoas sérias como o presidente da câmara.

  2. DEOMIRO SANTOS disse:

    O bom direito necessita ser perseguido – mas tem que evitar a força do poder econômico que sempre vai juiz vê algo que ninguém tenha visto. Aí o bom direito fica prejudicado.

    A bem da verdade, quem está prejudicado é o povo de Santa Maria da Boa Vista que fica impotente assistindo essa irresponsabilidade promovida pelos Juizes brasileiro. Que afasta Prefeito, empossa outro, e depois retorna o outro. Ninguém aguenta mais isso.

    Tomem uma posição definitiva para que o Prefeito possa trabalhar com tranquilidade. Ou Jetro ou Leandro – Santa Maria estará em boas mãos. Todo mundo comprou voto mesmo. É tudo igual. Inclusive o eleitor que vendeu o voto. Ambos se merecem!!

  3. Lucas disse:

    Tem gente que quer ser Prefeito. mesmo que sejan entrando pela janela. Ser Prefeito sem receber nenhum voto. Que vergonha.

  4. SMbV disse:

    Tem gente que fala sobre Direito, que não sabe o que é !
    Deomiro se os juizes do nosso querido Brasil não sabem nada sobre jurisprudência ou legislação. O senhor deveria ir ao conselho dos magistrados e fazer uma denúncia, lhe garanto que a ordem dos advogados vai se pronunciar.
    Que venha melhores tempos para nossa querida Santa Maria da Boa Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…