O corte de algumas árvores da espécie algaroba, em frente ao Sesc, no Centro de Petrolina, despertaram a atenção de alguns leitores.
A reportagem do Blog correu atrás para esclarecer os motivos pelos quais as algarobeiras estão sendo cortadas e ouviu do gestor do Sesc, Hednilson Bezerra, as explicações.
Segundo Hednilson, uma das árvores acabou caindo em cima de um veículo parado no estacionamento do Sesc e a situação poderia se repetir com outra algarobeira próxima. Além disso, a copa das árvores já tocava a fiação elétrica, o que também poderia causar problemas.
Hednilson, então, solicitou à Celpe que cortasse as algarobeiras. A empresa, por sua vez, pediu autorização junto à Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), que deu seu aval para a remoção das árvores. O gestor do Sesc informou que após a reforma do teatro, a área será toda replantada com espécies adequadas à cidade.



Rs, isto está na cara que é para o pessoal não estacionar as motos em cima da calçada…. Contem outra…….
Não moro em petrolina, mas digo, que determiadas árvores so prjudicam a estrutura dos imóveis, eu tive que trocar o piso daminha casa por causa da raiz de uma algaroba plantada na calçada da casa vizinha a raiz atingiu mas de 20 metros, plantei o tal ficus ue iziam as raizes não prejudicar, o que acontece é que estou com a calçada danificada por suas raizes, podem ter certeza a qualquer momento irei tirar e nunca mais planto árvore na minha calçada. Certas árvores so na roça.
Não moro em petrolina, mas digo, que determiadas árvores so prejudicam a estrutura dos imóveis, eu tive que trocar o piso daminha casa por causa da raiz de uma algaroba plantada na calçada da casa vizinha a raiz atingiu mas de 20 metros, plantei o tal ficus que diziam as raizes não prejudicar, o que acontece é que estou com a calçada danificada por suas raizes, podem ter certeza a qualquer momento irei tirar e nunca mais planto árvore na minha calçada. Certas árvores so na roça e algaroba sem falar naquelas folinhas que sujam tudoentope esgotos.
Então Petrolina a mesma descisão deve ser tomada em relação aquelas tristes algarobas que tiram a belissima visão do nosso rio na orla.
Algaroba não se presta para arborização, é pasto e a cidade não é roça! Em 1983 o grande paisagista Burle Marx recomendou a eliminação e substituição, pois além de exótica é uma árvore feia,exige podas constantes, hospedeira de insetos, com respingos noturnos incovenientes, sistema radicular impróprio aos passeios etc.
O caso particular da nossa orla é um absurdo! pois cobre toda visão do nosso belo Rio São Francisco destruindo suas matas ciliares e servindo de refúgio à marginalidade. Basta de ecochatos com abuso de autoridades! Pedimos respeito e decisões urgentes!
Arquiteto com Pós-Graduação em Gestão Ambiental