O teatro de bonecos transformou-se num meio criativo encontrado pela Secretaria de Saúde de Petrolina para divulgar as palestras e outras atividades realizadas pelo órgão junto a comunidades da cidade. Durante dois meses o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria possibilitou aos profissionais da área e que pertencem à rede de participar de oficinas de educação popular em teatro de bonecos.
Dessa forma eles aprenderam a confeccionar os fantoches, que são utilizados para mostrar um determinado assunto de forma mais dinâmica, despertando o interesse da população. A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria de Cultura.
As oficinas foram desenvolvidas nas comunidades onde trabalham os profissionais das Equipes de Saúde da Família. Para a confecção dos bonecos foram utilizados materiais recicláveis, que os próprios participantes trouxeram. A secretária de Saúde, Lúcia Giesta, gostou da ideia.
“Nosso papel é de estar em contato permanente com a população, tratando de diversos assuntos que são de importância para a comunidade, pois as informações também precisam chegar a estas pessoas. Então nada melhor do que trabalhar os temas utilizando fantoches, pois a mensagem que queremos passar chega a todos de uma forma mais dinâmica e prazerosa”, explicou. A superintendente de Cultura, Roberta Duarte, concorda. “A cultura é importante para a sociedade por diversos motivos, dentre eles por ser uma ferramenta pedagógica, lúdica e de fácil assimilação de conteúdos escolares e, neste caso, de saúde pública”, justificou. (com informações/Ascom PMP/foto ilustrativa Google)


