Depois de bate-boca e sessão suspensa, vereadores aprovam previsão maior de Orçamento para Lóssio em 2012

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2011 às 06:35

Polêmica, troca de farpas, sessão suspensa. Este foi o saldo do projeto enviado pelo prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), que definiu as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) no exercício de 2012, votado ontem (30) pelos vereadores da Casa Plínio Amorim. Por oito votos a zero, após uma discussão só encerrada por volta das 14h30, o projeto foi aprovado e vai garantir a Lóssio trabalhar com uma previsão de R$ 454,5 milhões no Orçamento Municipal para o ano que vem – o do ano passado ficou em R$ 405,81 milhões.

Além disso, o prefeito poderá remanejar 20% dos recursos de sua administração da forma como achar melhor, sem pedir crédito suplementar à Casa. Na emenda modificativa n° 01/11, apresentada pelo vereador Alvorlande Cruz (PTC), esse percentual era de 10% – bem abaixo dos 40% solicitados por Lóssio à Casa.

E foi exatamente nesse ponto que a discussão começou. O líder do prefeito e secretário da Comissão de Finanças e Orçamento, Dr.Pérsio Antunes (PMDB), discordou da emenda, solicitando a exclusão da mesma. Como havia chegado atrasado à sessão, tentou se justificar, o que acabou aborrecendo a presidente da Mesa Diretora, Maria Elena (PSB) – que já tinha decidido suspender a sessão por dez minutos para o líder governista analisar o projeto com Alvorlande e Osinaldo Souza (PSB) – respectivamente presidente e relator da Comissão de Finanças.

Depois de um intenso bate-boca entre Maria Elena e Dr.Pérsio, a sessão foi retomada com quase 20 minutos, e uma nova polêmica começou. Por sugestão da vereadora Cristina Costa (PT), a Comissão de Finanças aceitou rever o parecer inicial, alterando de 10% para 20% o remanejamento dos recursos orçamentários – para alívio de alguns secretários de Lóssio presentes ao plenário.

O detalhe é que somente os integrantes da Comissão poderiam apresentar emendas no dia da votação. Não era o caso de Cristina. Para ela, o prazo regimental havia se encerrado no último dia 20 de agosto. Chamou atenção também o fato de Cristina – que apesar de pertencer à bancada de oposição – ter solicitado um aumento do percentual, quando se esperava naturalmente que isso viesse do líder governista.

Outros vereadores oposicionistas não gostaram. Major Enfermeiro (PTC) e Zenildo do Alto do Cocar (PSB) se retiraram da sessão. A líder da bancada Anatélia Porto (PSL) também fez o mesmo, mas antes teceu críticas à atitude da comissão. “Vamos fazer valer ou não o Regimento?”, desabafou. Para evitar que o projeto da LDO não fosse votado por falta de quórum, Márcia permaneceu na sessão, mas também discordou da forma como o parecer foi alterado. “Eu entendo que o parecer, em relação ao projeto, não poderia ser alterado sem a devida análise”, avaliou.

Apesar de entender o posicionamento de Márcia, o relator Osinaldo Souza chegou a se alterar por alguns instantes. “Não abro mão da minha prerrogativa de relator. Esse relatório vai ser emitido por mim, e da forma que bem entender”, enfatizou. O projeto acabou aprovado com emendas supressivas, aditivas e modificativas. Estabelecendo as prioridades da administração, entre as metas do Plano Plurianual (PPA), a LDO serve para orientar o prefeito a elaborar o Orçamento Municipal.

Por Antonio Carlos Miranda 

Depois de bate-boca e sessão suspensa, vereadores aprovam previsão maior de Orçamento para Lóssio em 2012

  1. Raimundo Souza Jardim disse:

    Carlos a vereadora Cristina Costa , pelo que li ela não aumentou percentual , pelo contrário reduziu de 40 para 29 , correto? quanto ao papel de colocar emenda é prerrogativa de qualquer vereador não existe emenda de vereador de oposição de situação ou quaquer que seja é direito de todoss

  2. Raimundo Souza Jardim disse:

    Reduziu de 40 para 20

  3. kátia Carvalho disse:

    Êita Fogueira de Vaidades!
    Eu sou a Presidente da Câmara posso gritar,
    Eu sou médico posso me atrasar,
    Eu sou Relator vai sair da forma que eu bem entender,
    Eu sou PT todas minhas contradições tem justificativa,
    Foi tanto tempo para transformar a Câmara , Petrolina votou em pessoas inteligentes,dinâmicas e com histórias de vida que poderiam fazer tanto por nossa cidade mas parece que alguma coisa não tá dando certo.

  4. Naja disse:

    Parabéns Cristina Costa, parabéns também aos vereadores que não apoiaram esse terrorismo político se aprovassem somente 10%, pois quem sofreria era o petrolinense. Oposição sim, mas de forma construtiva e positiva.

  5. IRACI MARIA NUNES DIAS disse:

    Caro,
    Blogueiro, se de 40 tira 20 fica 20, ou seja 40-20=20
    matematica do pré.
    Diante da dificil conta, gostaria de saber onde foi o aumento.
    Uma coisa eu sei, não trabalham e não deixam que o prefeito
    trabalhe. Fala sério! 10% é uma vergonha.
    ACORDA PETROLINA!!!………………………2012 VEM AI…………..

  6. IRACI MARIA NUNES DIAS disse:

    DEIXA JULINHO TRABALHAR EM PAZ .

  7. amilton disse:

    Ali so se salvam uns ,no maximo 3 vereadores,pq o resto eh so bola atraz de bola, que nao eh a do corintians,diga-se de passagem Fora prefeito ,fora vereadores .Que haja renovaçao total na camara e novo prefeito, pois nos,povo,ja nao aguentamos mais ver essas barbaridades e enrrolaçao desse prefeito e sua camara .FORA julio lossio, e sua turma

  8. Petrolinense Consciente disse:

    Iraci amiga, concordo q é melhor deixar o Julinho trabalhar, o problema é q ele não quer…ou não sabe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…