Socialistas e adversários em Petrolina, Gonzaga Patriota e Fernando Bezerra Coelho nunca estiveram tão perto de comungarem as mesmas idéias – como já fizeram no início de suas carreiras políticas.
Com o PSB caminhando para bater o martelo em torno do nome do partido que disputará a prefeitura municipal, Gonzaga até vê méritos de FBC em sonhar com o projeto de ser governador de Pernambuco.
Segundo o deputado, o trabalho que o ministro vem fazendo há oito meses à frente da pasta da Integração Nacional, como o de ampliar o programa Água para Todos pelo país afora, dá uma mostra do potencial de FBC, que os petrolinenses já conheciam há tempos e o Brasil conhece agora.
Gonzaga lembrou também da ações de FBC enquanto esteve na equipe do governador Eduardo Campos (PSB), comandando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Não é qualquer um que vai buscar as obras para Pernambuco como ele fez, a exemplo da refinaria”, destacou. “Mesmo tendo minhas restrições a ele, aqui em Petrolina, ele pode galgar o maior cargo do estado, que é ser governador”, avalia o parlamentar.



Todos queremos FBC governador, independentemente de qual grupo político pertencemos. Não é possível que ele sendo eleito não vai transformar o São Francisco em um canteiro de obras. Só com ele, assim como foi com Nilo Coelho, é que as obras virão. Passaram-se 8 anos de Jarbas e 5 de Eduardo Campos, e nada de investimentos ou grandes obras em Petrolina. Já estamos com 13 anos de atraso.
A jogada é a seguinte: FBC como a maior força política aqui no município de Petrolina orienta a retirada do nome do Filho à prefeitura e indica Gonzaga como o melhor nome dentro do PSB para a disputa do Executivo municipal em 2012. Gonzaga sairá muito fortalecido, pois, o eleitorado de Petrolina sempre ficou aproximadamente assim distribuído: 1/3 do eleitorado é pró-FBC, 1/3 é pró-Oswaldo /Lóssio/Guilherme e o outro 1/3 é do próprio Gonzaga, assim sendo, quem tem 2/3 se elege (1/3 + 1/3 = 2/3). Lembram da eleição de 2004? O eleitorado se distribuiu, mais ou menos entre FBC, Gonzaga e Oswaldo, nessa ordem de preferência. FBC se elegeu sem uma margem muito grande do segundo colocado, Gonzanga Patriota e este não ficou muito distante de Oswaldo Coelho. Vieram as eleições de 2008 e Lóssio, muito bem articulado e inteligentemente, conseguiu o apoio não declarado, mas fechado de FBC, Odacy & Cia. A vitória foi esmagadora por parte de Lóssio, que conseguiu aproximandamente os 2/3 dos votos do eleitorado derrotando fragorosametne Gonzaga Patriota.. Então, Gonzaga hoje está articulando o que Lóssio fez em 2008, ou seja, o apoio do outro 1/3 que representa a força política de FBC. Mas vela ressaltar, esse apoio de FBC a Gonzaga agora em 2012 não sai de graça, pois 2014 vem logo após 2012 e aí Gonzaga, como uma grande liderança e eleito prefeito de Petrolina defenderá FBC ao governo de Pernambuco. As demais força políticas de outros Partidos aqui em Petrolina, como a de Cristina, Adalberto, Geraldo Coelho, Capellaro, Domingos Sávio etc. (nesta ordem) tem seu eleitorado fiel, mas não ao ponto de definir um pleito como o de Petrolina. Essa articulação de Gonzaga e FBC já foi farejada por Odacy muito antes, ele que é um animal político que enxerga muito além já percebeu a jogada e por este motivo passou um tempo cobrando a defninção do nome do PSB a prefeitura local anté o próximo mês de setembro (final do prazo de desincompatibilização para disputar por outra legenda). FBC e Gonzaga, como diz o ditado popular: “DÃO NÓ EM PINGO D’ÁGUA”
Análise perfeita, amigo, concordo com a sua opinião. Só faltou mesmo você se identificar para receber meus cumprimentos.
Concordo com o senhor,Jogo de Xadrez. Só numa coisa o senhor errou, em 2004 FBC ganhou de Gonzaga por 2.500 votos, 3% de diferença. Isso porque Osvaldo abriu daquela eleição dele (perdida) e mandou que correligionários votassem e pedissem votos a FBC. Mas quanto à 1/3 dos votos pra cada força, concordo. E que a união e duas forças é que ganha da terceira, como foi no caso de 2004 (osvaldo dando apoio a FBC) e 2008 (FBC dando apoio a Lóssio).
Será que os aliados de Gonzaga estão compartilhando desse mesmo Surpreendente e inesperado sentimento ?
Logo logo aparecerá um discurso: “Unidos para reconstruir Petrolina”. depois do estrago que Dr. Julio está fazendo qualquer ajuda será bem vinda.
FBC ficará mesmo com candidatura a Prefeitura sob o comando do seu filho Fernandinho, Gonzaga lhe dará apoio.
E Odacy ?
Acho que os grandes nomes estão sub-estimando a popularidade desse rapaz.
Será que FBC confía mais em uma fidelidade de Gonzaga para sua eleição ao Governo do estado do que na fidelidade de Odacy ?
Tomara que esses entendimentos de gabinete não traga outra Surpresa indesejada a Prefeitura de Petrolina.
Quanto a Fernando Governador. Isso sim . É o que todos nós queremos. Com Eduardo o estado todo foi transformado em canteiro de obras, menso Petrolina.
Fernando governador e Gonzaga prefeito, Odacir só ganha para vereador se eles quizerem, pois para deputado tem os filhos de Fernando, entao é melhor ele baixar a crista
Se o prefeito Julio Lóssio entregar as 6.000 casas “do minha casa minha vida”, 10.000 escrituras da relularização fundiária dos bairros
José e Maria, Santa Luzia e outros. Entregar as 100 creches do “Nova Semente” e as 20 AMES que atenderá a uma populalação de 300.000
habitantes. Iluminação de vários campos de futebol na periferia e projetos de irrigação. Recuperação de todas escolas e fizer o maior São João da história em 2012, nós teremos a eleição mais disputada
desta cidade. Não precisará nem tomar a COMPESA de volta. A disputa vai ser no guia eleitoral e todos lembram o nível do guia da campanha de Julio. Não vai ser fácil como estão postando e é bom
que seja disputada. Petrolina merece!
Quanto a Fernando governador não vejo ninguém melhor em Pernambuco para substituir Eduardo Campos. O problema será
a briga interna a ser travada entre ele,Armando Monteiro e Humberto
Costa.