A cidade de Canudos (BA) corre o risco de perder uma obra de R$ 1,4 milhão do Ministério da Integração Nacional, por falta de uma assinatura da prefeitura. Foi realizada na última quinta-feira (25), na Igreja do Bendegó e na igreja do Alto Alegre (Canudos Velho), uma audiência pública para tratar das obras da adutora que irá abastecer a região de Bendegó, mas o impasse ainda continua.
O prefeito Adaílton Santos não compareceu ao local, mas o vereador Paulo do Bendegó, aliado do prefeito, compareceu à audiência e disse que é a favor da adutora. Ele alegou, no entanto, que precisa tirar algumas dúvidas para esclarecer ao prefeito e pressionar para que assine o documento.
Para inicializar a obra, o prefeito precisa assinar um documento alegando que não irá causar danos ao meio ambiente. Segundo informações do DNOCS, a obra não vai causar nenhum dano, até porque a encanação irá passar próximo à BR-235. O dinheiro será do Ministério da Integração Nacional e não terá nenhum custo para o município. Pelo contrário. segundo o vereador Beto, a prefeitura irá receber R$ 70 mil oriundos do ISS gerado pela obra.
Com um açude de aproximadamente 245 milhões de metros cúbicos de água, que só abastece a zona urbana de Canudos e o povoado do Núcleo II, vários povoados próximos ao açude não têm água encanada – Canudos Velho, Bendegó, São Bento, Nucleo I – e que seriam beneficiados pela adutora. (Fonte: Canudosnet.com)


