A Promotora do Ministério Público, Rosane Cavalcante, aconselhou o cancelamento da disputa de ‘paredões’ de som, evento que ocorria durante a realização da Festa do Vaqueiro de Jutaí, distrito de Lagoa Grande (PE), sertão do São Francisco. O evento, que este ano está na sua 51ª edição, acontece nesta sexta-feira (26) e sábado (27).
A decisão da promotora atende aos anseios da própria comunidade, incomodada com o alto volume das caixas de som que tomavam conta das ruas do distrito, sempre na programação de sábado da festa. A proibição do ‘Paredão’ foi decidida numa reunião no início da semana com representantes da Prefeitura Municipal e da Associação dos Vaqueiros, que realizam o evento. Também participou do encontro o Major Guerra, comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que fica em Santa Maria da Boa Vista (PE), também no sertão.
A promotora Rosane recomendou ainda ao Major que o horário de sonorização e shows fique estabelecido às 4 da manhã. Ela alertou que não permitirá também nenhum tipo de som na área urbana do distrito. Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar, que representou a prefeita Rose Garziera no encontro, a promotora acatou o pedido da comunidade de Jutaí e os realizadores terão que cumprir.
“É a vontade do povo e temos que obedecer, além de ser uma manifestação que não tem nenhuma caracterização com a tradição da Festa dos Vaqueiros”, frisou Reginaldo. Ele informou que a Festa dos Vaqueiros deste ano deverá reunir mais de 500 participantes. A prefeita Rose Garziera investiu em melhorias na localidade visando a receber bem todos os vaqueiros.
“Foram realizados serviços de limpeza, arborização, iluminação e a restauração do Monumento do Vaqueiro, inaugurado no ano passado em homenagem aos 50 anos da festa”, acrescentou o secretário. A expectativa dos organizadores é receber 30 mil pessoas nos dois dias do evento, que tem como atrações a escolha da rainha da festa, shows com artistas regionais, ‘pega de bo’i na caatinga e a tradicional missa – marcada para as 7h no sábado, na Igreja do distrito. Reginaldo frisou que haverá reforço também no policiamento.
“Vamos aproveitar para comemorar a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados que regulamenta a profissão do vaqueiro. Agora é aguardar a votação no Senado e a sanção da presidente Dilma, mas o reconhecimento é uma vitória para estes bravos guerreiros sertanejos”, destacou. (com informações Ascom/PMLG/foto:Isael Dias/divulgação)


