Aviões britânicos bombardearam na noite de quinta-feira (25) um bunker na cidade de Sirte, cidade natal de Muamar Kadafi e reduto das forças a favor do regime, informou nesta sexta-feira o Ministério de Defesa britânico.
“À meia-noite, uma formação de Tornados GR4s, que partiu da base da RAF (Royal Air Force) de Marham, em Norfolk, leste da Inglaterra, disparou uma salva de mísseis guiados de precisão Storm Shadow contra um bunker de um grande quartel-general na cidade natal de Kadafi, Sirte”, afirma um comunicado.
O ministério, contudo, não indicou se o ditador estava ou não no local do ataque. “Não se trata de encontrar Kadafi, e sim de garantir que o regime não tenha a capacidade de continuar combatendo seu próprio povo”, disse o ministro da Defesa, Liam Fox, à rede britânica BBC.
No momento, os insurgentes se concentram em torno da cidade de Bin Jawad, preparando uma ofensiva contra Sirte, que fica a 100 quilômetros a oeste do local. A cidade natal de Kadafi é o mais novo alvo dos rebeldes, depois que eles tomaram a capital Trípoli, no último final de semana, e invadiram o complexo residencial de Kadafi, na terça (23).
“Sirte é nosso principal desafio agora”, disse na quarta-feira o porta-voz rebelde, Mohammad Zawawi. “Se conseguirmos tomá-la, vai significar que toda a costa e o norte da Líbia estarão desobstruídos e, então, nós desviaremos nossas forças para o sul”. Segundo os insurgentes, os moradores da cidade estão “totalmente desconectados”. Como estão sem telefones e eletricidade há dias, a população desconhece a atual situação do conflito. (informações/foto de Veja Online e agências)


