O estudo sobre os problemas e potencialidades econômicas de Petrolina, denominado Agenda Pró-Petrolina, será apresentado às lideranças do município amanhã (11), às 19h, no auditório do Senai.
A parceria firmada entre Fiepe, CNI e Prefeitura de Petrolina começou a ser construída durante encontros entre o senador Armando Monteiro, o prefeito Júlio Lóssio, ainda no primeiro ano do mandato, e Jorge Côrte Real. A Agenda Pró-Petrolina segue modelo semelhante ao de outras agendas regionais produzidas, a exemplo de Garanhuns, Arcoverde e Caruaru. A equipe técnica responsável pela sistematização e análise das propostas é praticamente a mesma.
A publicação contém diretrizes e prioridades sobre as demandas do município nas áreas de meio ambiente, infraestrutura, formação da mão-de-obra, ciência e tecnologia. Petrolina é o sexto maior PIB de Pernambuco (R$ 2,62 bilhões). Entre as propostas elencadas, a reestruturação do Sistema de Transporte Público de Passageiros, com implantação de um sistema integrado, implantação de quadras esportivas nos bairro e áreas rurais, revitalização da hidrovia do Rio São Francisco, fortalecimento do polo médico e a construção de um novo shopping center.




Petrolina já está amadurecida para ter outro shopping. A cidade cresce muito e consolidaria Petrolina como centro de compras de uma grande região. As potencialidades econômicas de Petrolina passarão necessariamente pelas realizações:
1 – Transformação de aeroporto indústria, conforme legislação já aprovada;
2 – Hidrovia do São Francisco;
3 – Ramal da Transnordestina;
4 – Central logístico;
5 – Canal do Sertão (produção de etanol e suco de laranja);
6 – Fortalecimento do pólo médico.
Com estas obras, Petrolina consolidará sua vocação de localização, trabalho, visão de futuro, organização e planejamento.
Novo shopping? nao estao deixando este que ja esta funcionando fazer sua ampliação imagine se tiver 2…
Um novo shopping leva em média 2 anos para ser construído. Como o segundo ainda não tem previsão de ser lançado, Petrolina crescerá muito em 3 anos. Este é o raciocínio. Juazeiro do Norte/CE já está construindo o segundo. Caruaru já tem dois. Então, a cidade necessitará de outro, consequentemente.
Petrolina a muito tempo merece um shopping completo.