Lei Maria da Penha completa cinco anos

por Carlos Britto // 04 de agosto de 2011 às 21:36

A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil. O número era ainda maior há cinco anos, quando eram oito vítimas, segundo a Fundação Perseu Abramo.

A queda, de 35%, ainda está longe de ser definitivamente uma comemoração, mas já representa um avanço significativo, trazido com a Lei Maria da Penha.

Somente em Pernambuco, 10.664 denúncias foram oferecidas pelo Ministério Público nestes cinco anos, dos quais, apenas 2.253 acabaram arquivados. Para se ter uma ideia, antes de receber proteção do estado, a média de tempo ao qual às vítimas são submetidas excede os cinco anos, o que demonstra que ainda há relutância na busca da agredida às autoridades.

De acordo com Ministério Público de Pernabuco (MPPE) com o passar dos anos, o número de denúncias só fez crescer. O número oficial para isso, o 180, recebeu mais de dois milhões de denúncias nacionalmente, o que mostra que, antes da lei, o que havia era um problema de subnotificação.

Ainda há entraves para a plena implementação da lei, em especial o número insuficiente de delegacias, varas e profissionais especializados para tratar com a violência contra a mulher.

Para denunciar, vítimas, familiares e vizinhos podem ceder informações sobre o agressor, inclusive anonimamente. O número nacional de denúncias, 180, funciona 24h. ( Com informações do Diário de Pernambuco)

Lei Maria da Penha completa cinco anos

  1. Mario disse:

    Precisa criar também a lei Mário da Penha. Há muitos homens apanhando das mulheres.

  2. daiane disse:

    dificilmente vemos e ouvimos os homens dizer que apanha das mulheres, isso será porque: será que as mulheres apanham com mais frequencia ou porque os homens tem vergonha de dizer que apanha de uma mulher?
    a lei maria da penha esta de parabens.embora muitas mulheres não tem coragem de denuciar o seu agressor, por não acreditar sempre no apoio que a lei dá e por medo de sofrer consequencias mais graves.

  3. Ludmilla disse:

    Essa Lei Maria da Penha, ainda precisa muito de melhoras, precisa ser fechada algumas brechas. Nesse ano no mês de março perdi a minha sogra, ela foi assassinada pelo ex-companheiro dela a facadas no Pedra Linda, e em dezembro fomos à delegacia prestar queixa dele, pois ele invadiu a casa dela e a ameaçou, e sabe o q os policiais disseram, q não podiam deixar ele preso pois não houve agressão, e nisso já tinham vários boletins de ocorrências por agressão, ela faltou implorar para os policiais, e um disse q ele não ia atrás dela mais não, e sabe o q aconteceu??? Em março deste ano enterramos minha sogra, morta com mais de 5 facadas, e ai cadê a eficiência da lei, não adianta só o papel, ela tem q ser colocada em prática.

  4. Ludmilla disse:

    Daiane
    Minha sogra fez várias denúncias e ai??? Ele ficava preso 1 noite e pronto, e antes de ser assassinada, ela falou na delegacia q tinha medo dele ir atrás dela, q ele ia matar ela e foi o que aconteceu, onde estava a lei Maria da Penha?Podia ter sido evitado? PODIA, mas não foi feito nada,e estou falando porque eu estava lá em dezembro de 2010, prestando queixa junto com ela, e em março ele a matou.

  5. ESPERANDO JUSTIÇA disse:

    ESSA LEI MARIA DA PENHA TEM DEMOSTRADO CLARAMENTE QUE O BRASIL É O PAIS DAS LEIS FEITAS PARA FICAR NO PAPEL POIS NA PRÁTICA NÃO EXISTE AÇOES CONCRETAS POR PARTE DAS POLÍCIAS E NEM DA JUSTIÇA PARA COIBIR ESSA VERGONHA QUE É HOMEM BATER E ATÉ MATER MULHERES. NO DIA 29 DE JULHO, A EXATAMENTE 08 DIAS, EM VERMELHOS, MAIS UMA CIDADÃ DE BEM FOI VITIMA DESSA VIOLENCIA ESTARRECEDORA, DESSA VEZ FOI EM VERLHOS NO MUNICÍPIO DE LAGOA GRANDE, QUANDO A SENHORA MARIA AUXILIADORA CONHECIDA COMO DORINHA FOI COVARDIMENTE AGREDIDA PELO SEU EX; COMPANHEIRO JAILSOM A CHUTES E PONTA-PÉS E ACHANDO POUCO O MESMO AINDA DIPAROU CONTRA A VÍTIMA UM TIRO NA CABEÇA E OUTRO NO PEITO (A TIRA ROUPA), POR SORTE DORINHA SOBREVIVEU, MAIS ENQUANTO ELA ESTA PRESA NUM LEITO DE UM HOSPITAL O AGRESSOR ESTÁ LIVRE E INCLUSIVE FAZENDO AMEAÇAS A PRÓPRIA FILHA DO CASAL DE APENAS 14 ANOS E O QUE É MAIS ESTRANHO É QUE OS POLICIAIS MILITARES QUE TRABALHAM EM VERMELHOS TODOS O CONHECEM E SE RALACIONAM COM O MESMO.
    ATÉ QUANDO VAMOS VIVER ASSIM COM LEIS FIRMES NO PAPEL E NADA DE AÇÕES CONCRETAS NA PRÁTICA? ONDE AS VÍTIMAS FICAM PRESAS E OS CULPADOS EM LIBERDADE? COM A PALAVRA AS AUTORIDADES.
    CONTUDO FICA A PERGUNTA AINDA EXISTE UMA ESPERANÇA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários