Profissionais do Hospital Dom Malan são acusados de negligência médica

por Carlos Britto // 30 de julho de 2011 às 11:10

Indignado, Fabiano Vitorino dos Santos, por telefone, procurou a nossa reportagem hoje (30) pela manhã para fazer uma grave denúncia contra o Hospital Dom Malan /Gestão Imip.

Segundo o morador do bairro João Paulo II em Juazeiro, o filho dele morreu por negligência médica dos profissionais do hospital.

De acordo com Fabiano,a mulher dele, Uesla Naiara Pereira Carvalho, 25 anos, foi levada ontem (29) por volta das 9h30 para a maternidade em Petrolina, onde estava sendo acompanhada desde o início da gestação, depois de ter a bolsa de líquido amniótico estourada.

Depois de quase 18 horas de espera, Uesla foi atendida na madrugada de hoje (30) por volta das 3h. Mas Fabiano foi informado que o filho já estava morto.

Até as 10h o pai da criança não tinha permissão para ver a esposa e nenhum tipo de explicação sobre o que provocou a morte do filho.

Diante do quadro de gravidez saudável de Uesla que Fabiano afirma, revoltado, ele acusa os profissionais de negligência, pois ele acredita que se a esposa não passasse tanto tempo na fila de espera, seu filho poderia ser salvo.

Até o momento a nossa reportagem não conseguiu falar com assessoria do hospital sobre o assunto.

Profissionais do Hospital Dom Malan são acusados de negligência médica

  1. Servidor da Saude disse:

    Brito e Eleitores;
    Denuncia com esta foram feitas neste blog pela companheira da APASAMP (SIC do Blog), conforme texto abaixo do mês de junho de 2001, no qual os servidores sugeriram a gestão do imip. Em seguida o IMIP respondeu com uma nota conforme se encontra abaixo: Pergunto quem esta mentido são as vitimas, profissionais de saúde ou Hospital? Será que nos atendimentos informado pelo iMIp(SIC) abaixo tem maquiagem de números? E os acidentes e erros médicos será que estão incluso na informação do IMIP caso tenha? Será que a comunidade pode confiar na Gestão médica do IMIP. Cadê os órgãos de fiscalização? Quais são os profissionais que estava no atendimento do caso acima citado pelo blog do dia 30/07/11, para não generalizar a classe de saúde conforme o texto inicial? Espero que na investigação o IMIP mostre o resultado, e quem tenha a participação do conselho do hospital, e tenha participação da comunidade. Afinal quando tudo isso vai acabar, nasci neste o hospital, já tivemos dias melhores, hoje estamos vivendo um a época da produção financeira e povo mais humildes na maioria das vezes sofre muito, há caso de sucesso esse são aplausivo, mais como na medicina e proibido erra?
    ______________________________________________________________________
    Para reflexão:
    Servidores querem gestão pública no HDM

    Servidores públicos realizaram hoje um movimento contra a gestão do Imip em frente ao Hospital Dom Malan (Imip).
    Depois da manifestação, no programa Conexão Verdade, a presidente da Associação dos Profissionais de Saúde do Município de Petrolina, Maria Perpétua, disse em entrevista que em menos de dois meses ao menos cinco bebês morreram ainda na barriga das mães por falta de atendimento condizente.
    Ela reforçou as denúncias que havia feito anteriormente à imprensa dizendo que já houve casos de muttilações, amputações e outros “atos irresponsáveis em partos que deveriam ser de cesariana e forçam para que sejam em procedimentos normais”, afirmou.
    A categoria defende que o Hospital volte a ser gerido pelo poder público.
    O Blog reserva espaço para que a assessoria de imprensa do Imip para o pronunciamento sobre as acusações.
    ———————————————————————————————————-

    Direção do HDM pensa em acionar na justiça representante da Associação dos Profissionais de Saúde
    Após as declarações de Maria Perpétua, presidente da Associação dos Profissionais de Saúde de Petrolina, a direção do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip Hospitalar enviou uma nota esclarecendo as denúncias.
    Segundo a nota, a direção do hospital pensa em acionar judicialmente Maria Perpetua pelas declarações. Confiram:

    A respeito das recentes declarações da presidente da associação dos profissionais de saúde do município de Petrolina, a direção do Hospital Dom Malan esclarece:
    1- O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) é uma instituição cinquentenária que neste meio século sempre trabalhou com o sistema público de saúde e em prol dele;
    2- A gestão do Hospital Dom Malan é pública estadual e a gerência é realizada pela Fundação Professor Martiniano Fernandes – IMIP Hospitalar;
    3- O Hospital Dom Malan presta única e exclusivamente assistência à população do sistema único de saúde (SUS);
    4- Consideramos completamente improcedentes e infundadas as colocações sobre a assistência à gestante e ao parto nesta unidade de saúde;
    5- Consideramos improcedentes, infundadas e irresponsáveis as colocações sobre interferência da direção em decisões técnicas a respeito da via de parto natural ou cesárea;
    6- Consideramos improcedentes, infundadas e irresponsáveis as colocações sobre apologia ao parto não natural, mostrando total desconhecimento sobre as diretrizes do parto humanizado e as boas práticas em saúde
    Informamos que durante o primeiro ano de gestão estadual, o Hospital Dom Malan realizou:
    – 60.231 atendimentos na emergência;
    – 20.760 consultas ambulatoriais;
    – 548 cirurgias ginecológicas;
    – 162.692 exames laboratoriais;
    – 17.283 exames de radiologia e ultrassonografia;
    – 6.452 partos, sendo atualmente a maior maternidade do estado;
    Além da implantação de novos serviços como a primeira UTI materna do interior do nordeste, a gerência tem trabalhado de forma constante na capacitação e educação permanente em saúde, como no credenciamento das residências médicas em obstetrícia e pediatria, além de programas de humanização do atendimento como as visitas guiadas ao Hospital Dom Malan que permitem as gestantes conhecerem os setores e profissionais que estarão envolvidos na assistência ao parto.
    Por considerar que a representante da entidade de classe prestou um desserviço à população atendida no Hospital Dom Malan, bem como por ter atingido a honra e dignidade desta instituição e de todos os seus funcionários, a direção informa que tomará as medidas legais cabíveis com objetivo de responsabilizá-la, civil e criminalmente, pelas suas falsas alegações.

    1. revoltada disse:

      imip é uma vergonha para petrolina!!!!!a pior gestão que teve até hoje

  2. Naja disse:

    Oxente, onde estão as críticas contra o Dom Malan, contra o IMIP e contra Eduardo Campos? Antes, quando pertencia ao município, qualquer probleminha, pequeno que fosse, chovia críticas contra Júlio Lóssio! Nada como o tempo para provar que tudo era questão de politica!

  3. Faísca disse:

    Juazeiro não atende nem gestante!

  4. cleberson de lima disse:

    que feio,é por isso que dizem
    que pobre em hospital sofre muito.
    se lutassem mesmo por uma boa
    saude,petrolina iria muito pra frente
    e não essa vergonha que está
    acontecendo.

  5. Antonio Carlos disse:

    Quando o hospital era de responsabilidade do município, só era preciso morrer um gato na frente do hospital que era critica toda hora, agora que passou para o governo do estado ( EDUARDO CAMPOS) ai ninguém fala nada, só vejo essa matéria neste Blog, o resto da imprença parece que só gosta de bater na prefeitura, muitas pessoas dizem que isso e bobagem para as coisas que acontecem la dentro e ficam abafadas por lá mesmo, alguém tem de fazer alguma coisa para realmente ver como estar funcionando este hospital depois da gestão desse tal de IMIP, CARLOS BRITO NELES.

  6. Madalena olimpio disse:

    É uma falta de respeito com a saúde pública no nosso municipio. muitas pessoas passam horas nas filas esperando serem atendidas para uma consulta médica e na maioria das vazes quando são atendidos, os médicos dizem que não tem nada volte para casa procure um posto de saúde no seu bairro. a falta de respeito com o ser humano é uma coisa absurda, falta profissionais conpetentes e responsaveis.

  7. jjjjj disse:

    10 minutos de espera é muito, e media de espera do hdm… olha os noticiariaos

  8. Adriana disse:

    Faz uma semana que estou internada e o medico passou 3 medicamentos. Nao tem nenhum deles no hospital, me internaram pra minha mAe comprar. E hoje a copeira simplesmente “esqueceu” meu jantar…,e disse nada poder fazer, e que na segunda eu falasse com a assistente social! Da uma vontade de denunciar pra o mundo todo. Esperar ate segunda por um jantar que era ora ser no sábado a noite heim? Falta de respeito com a pessoa humana!!!!

  9. Adriana disse:

    Faz uma semana que estou internada e o medico passou 3 medicamentos. Nao tem nenhum deles no hospital, me internaram pra minha mAe comprar. E hoje a copeira simplesmente “esqueceu” meu jantar…,e disse nada poder fazer, e que na segunda eu falasse com a assistente social! Da uma vontade de denunciar pra o mundo todo. Esperar ate segunda por um jantar que era ora ser no sábado a noite heim? Falta de respeito com a Wpessoa humana!!!!

  10. revoltada disse:

    Hoje, mesmo 20 04 de 2014 minha irmã encontra-se eternada,, ,sendo que já passou da data de parir e está confinada porque não tem ninguem para fazer um ultrassom e a médica ainda teve a cara de pau de dizer que ela e o bebê poderiam morrer .há um detalhe,o responsável pela ultrassom está curtindo o feriado estou revoltada e caso aconteça algo com minha irmã todos vão se responsabilizados!!!!!!!nem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários