A partir de hoje (25), representantes da Polícia Militar de Pernambuco começam em Petrolina uma semana a favor do enfrentamento e contra a volência contra a mulher. De acodo com o tenente Cláudio, um dos organizadores do movimento, “a ideia partiu do crescente número de chamadas no batalhão, que solicitam viaturas para solucionar questões relacionadas à violência contra mulheres“, explica o policial.
A campanha servirá para orientar as mulheres de como agir durante a ocorrência. “Se a violência partir do companheiro, a mulher deve ligar 190 imdiatamente para que seja encaminhada a viatura. Caso o homem já tenha saído de casa, ela deve ligar e prestar queixas para que a justiça tome providências“, informa o tenente.
De acordo com os dados apresentados pela PM, o número de ligações aumentou nos últimos anos, principalmente em relação à violência doméstica. Também há registros de casos em que a mulher violentada denuncia no momento da agressão e depois recua por medo de represálias.
De acordo com a programação haverá palestras hoje na Escola Santa Terezinha, no Colégio João Batista e no Colégio Joaquim André. Amanhã (26), os alunos da Escola EMAAF. Na quarta-feira (27) é a vez da Escola Pacífico da Luz. No encerrramento, sexta-feira (29), haverá uma grande palestra no Sest/Senat, a partir das 19h.


