Presidente da Sociedade 21 de Setembro lembra história do bairro João de Deus

por Carlos Britto // 15 de julho de 2011 às 09:33

No dia em que o bairro João de Deus, na zona oeste de Petrolina, completa 24 anos de existência, o  presidente da Sociedade 21 de Setembro, Joaquim Florêncio Coelho, o ‘Joaquim da Kuka’, lembra a história dessa comunidade que é hoje uma das mais populosas do município. Confiram: 

O bairro que mais parece uma cidade. Que bom saber que o povo comemora o grandioso aniversário de 24 anos de surgimento dessa comunidade. Esse grandioso bairro surgiu da luta de pessoas aguerridas que, com todo prazer os ajudamos a serem vitoriosos. Para quem não conhece a história de bravura do povo do bairro João de Deus é interessante saber dela, de como surgiu essa grande comunidade.

O bairro João de Deus surgiu da luta do povo, que em busca de moradia, antes invadiu parte do bairro Pedro Raimundo e parte do bairro José e Maria. Juntamente com Walter Lubarino e Geraldo Teixeira conseguimos organizar o povo, de tal sorte que uma comissão provisória de associação surgia ali no momento da caminhada para reivindicar na frente da prefeitura. Liderada por Antonio, conhecido como “o Gordo”, com mais cinco moradores acompanhamos uma multidão de cerca de 2.000 pessoas, daqueles sofredores, e viemos para frente da prefeitura. O prefeito da época era Augusto Coelho.

Estrategicamente,dissemos para essas lideranças que não falassem que nós os estávamos apoiando, para que o prefeito resolvesse, o mais rápido possível, o problema da falta de moradia deles. Conseguiram um terreno muito grande da CODEVASF, que o liberou para a prefeitura.

Para começarem a construir as casas demos uma ideia ao Antonio “Gordo” da seguinte forma: indústria cooperativa de produção de blocos. Arranjamos com alguns comerciantes, próximos de nós, carrinhos de mão, cimento, areia, pás, colheres, enxadas e outros utensílios para o surgimento da indústria coletiva para a produção de blocos no bairro, com objetivo deles construírem suas casas, sem ter que usar papelão.

O processo era o seguinte:cada um que quisesse construir a sua casa de blocos, produziria juntamente com sua família e amigos 1.000 blocos, 700 ficariam com a Associação para a compra de materiais e 300 seriam retidos pelo morador que os produziu para aplicar na construção de sua casa. Logo, as casas de blocos iam sendo erguidas. E assim,o Bairro João de Deus foi sendo construído e hoje é um dos maiores bairros de Petrolina.

Quero aproveitar esta oportunidade para felicitar todo o povo do João de Deus e desejar que melhorias surjam cada vez mais, com a organização popular trabalhando por toda comunidade. PARABÉNS.

Joaquim Florêncio Coelho/Sociedade 21 de Setembro

Presidente da Sociedade 21 de Setembro lembra história do bairro João de Deus

  1. Luiz Domingos de Carvalho disse:

    Parabéns Sr. Joaquim Florência. O senhor faz parte da história de Petrolina. Te conheço há mais de 30 anos.

    Luiz Domingos

  2. Luiz Domingos de Carvalho disse:

    Gentileza corrigir o sobrenome do Sr. Joaquim. De Florência para Florêncio. Foi um erro na digitação. Desculpe.

    Abraços,

    Luiz Domingos

  3. iracema agente de saude do joão de Deus disse:

    é com grande aleria que agradeço quando vejo alguem fala da nossa historia pois a nossa comunidade ja foi muito descrimidada e hoje temos isso como uma pagina virada em nossa historia aqui não se lutava se lutar, ainda ate hoje pois tudo que conseguimos é com muito luta, muito obrigado sr.joaquim por lembrar de nossa historia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários