Crianças carentes de Sobradinho podem ficar sem atendimento

por Carlos Britto // 17 de maio de 2011 às 07:56

Mais de 100 crianças carentes da vila São Joaquim em Sobradinho (BA), atendidas pelo Projeto Social Amor e Ação, podem ficar sem a assistência devido à suspensão do apoio que a prefeitura prestava a este projeto coordenado pela professora Marivalda Evangelista, mais conhecida por ‘Tia Val’.

O projeto, que funciona na Rua 06 quadra N-18, oferece reforço escolar, orientação religiosa – além de atividades artísticas e de recreação infantil, representando uma grande ajuda também para os pais dessas crianças que trabalham o dia inteiro.

Mantido basicamente com ajuda de comerciantes e voluntários da comunidade, o apoio da prefeitura era muito importante para o projeto. Até março deste ano, o município mantinha uma funcionária e contribuía com donativos, materiais de limpeza e gás de cozinha. Mas, nos últimos meses, sem maiores explicações, o município simplesmente cortou essa ajuda. Havia também, por parte da prefeitura, uma promessa de transformar o local em um núcleo de atividade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o que também não aconteceu.

Noêmia do Nascimento, de 36 anos, é uma das mães que mantém 3 crianças assistidas no projeto, diz que com suspensão da ajuda do município, as dificuldades agora ficaram ainda maiores ao ponto de comprometer até a alimentação de todas as crianças.

A coordenadora do projeto diz estar apreensiva com a ausência da colaboração do município, embora nunca tenha sido fácil manter a assistência para essas crianças de Sobradinho ao longo dos anos. Ela espera que em breve, a Secretaria de Ação Social reveja sua decisão e volte a colaborar com o projeto por toda a importância que este representa principalmente para as crianças carentes da comunidade.(Com informaçdões de Raimundo Fábio)

Crianças carentes de Sobradinho podem ficar sem atendimento

  1. SOBRADIENSE disse:

    Parabéns irmã Val !!!

    Mesmo com a perseguição do governo atual, a senhora não desisti e tem colocado a sua confiança em Deus .

    Vá em frente, o tempo de fartura está próximo…

  2. materna pereira disse:

    Essa “irmã” Val no evento da Chesf no dia mundial da mulher, baixou a lenha no governo municipal dizendo que não tinha apoio de ninguém, e depois foi atrás de apoio para “ong” dela na prefeitura.

  3. João Paulo disse:

    GENILSON BARBOSA DA SILVA – PREFEITO DE SOBRADINHO

    Caro Geraldo,
    O prefeito municipal de Sobradinho Genilson B. da Silva, mais uma vez, usando da sua insensatez, visando recuperar dezoitos casas do conjunto habitacional portelinha, e sem nenhum entendimento com os moradores, visando um dialogo ameno e uma saída honrosa, acionou o corpo jurídico da Instituição e moveu uma ação de reintegração de posse contra essas famílias. E mais grave, na peça, pede não somente a reintegração dos imóveis, mas que os réus, paguem os custos advocatícios, e sequer seja dado aos mesmos o direito de defesa, haja vista, estarem ocupando os imóveis aproximadamente um ano e meses.
    A alegação do prefeito é que o contrato com a CEF contempla a construção de 72 casas, foram construídas 18 e faltam 54 a serem construídas, e para serem retomadas as obras será necessária a desocupação dos imóveis para o cumprimento do inteiro teor do projeto, Esse projeto vem do governo anterior e está recheado de irregularidades, inclusive invasões e venda de chaves de imóveis. Um conjunto habitacional com custo zero para o morador e hoje ocupado em parte por pessoas que não preenchem esse perfil.
    O fato em si é que o pedido de reintegração é legitimo e ninguém questiona a ação. O que se questiona é que ele nunca se manifestou e nunca foi até aquela localidade conversar os moradores. Desses, apenas seis são realmente invasores, assim mesmo com o aval dos possuidores do cadastro e contrato firmado com a Caixa Econômica Federal. Os demais, os doze restantes são possuidores do referido contrato. Essa ação é por demais constrangedoras e perversas, haja vista, que são famílias de baixa renda ou sem renda, compostas aproximadamente de 18 crianças com idade de um a onze anos, e 10 de onze a dezesseis anos. Algumas gestantes de quatro a seis meses. A indignação do povo se justifica por ele não ter dialogado com os moradores, nem procurado solução para abrigar as famílias e essas crianças menores. Hoje, preocupação maior.
    Todos os moradores afirmam categoricamente que se ele viesse e conversasse com eles explicando o motivo é dessas garantias que as mesmas não seriam invadidas ou doadas a outros aliados políticos (como é comum ), eles sairiam e aguardariam já que são os legítimos donos conforme cadastro e contrato com a CEF. Entretanto, num arrombo de autoritarismo e insensibilidade optou para uma saída radical e autoritária e com conseqüências imprevistas, pois há todos os instantes presenciamos nos nossos noticiários como são oficializadas essas reintegrações de posse: Geralmente com escudo do aparato da força policial. E para nós cidadãos, que contemplamos Sobradinho com áreas desabrigadas, precisando de ocupações para promover crescimento, desenvolvimento e renda, fomos pegos de surpresa por esse ato tão precipitado e recheado de maldades. Os justos não podem pagar pelos pecadores e se existem irregularidades naquele conjunto residencial, que sejam emitidos esforços para saná-los através do convencimento do diálogo civilizado e do coração aberto para as boas ações sociais. Como já dizia o poeta: É muito fácil colocar a polícia, mas, fácil ainda é promover o dialogo e o entendimento.

    Atenciosamente,

    João Paulo O. do Nascimento

  4. Ailtonproduções disse:

    Em 1° lugar gostaria de parabenisar a Sr Val e sua equipe pelo brilhante trabalho a frente do projeto social Amor e Ação, Sobradinho precisa é de pessoas assim que vai em busca do bem comum e não se cala diante das negligencias de gestores mal assesorados e q não sabem diferenciar GESTÂO PUBLICA de POLITICAGEM, se o prefeito genilson tivesse o minimo de competencia de um verdadeiro gestor publico já mais deixaria de ajudar a um projeto social tão importate deste e que beneficia diretamente a mais de100 (cem) crianças de familias pobres! Eu volto a bater na mesma tecla, gestor de qualidade é aquele que tem a conciêcia e administra para todos sem fanatismo nem descrininação partidaria!

  5. Ailtonproduções disse:

    É VERGONHOSO!
    Os critérios de contemplação q forão e q estão sendo usados nessas casas tanto da gestão anterior quanto na gestão atual, e eu tenho certeza q se fiserem uma investigação fina , com certeza encontrarão varias inrregularidade dês de superfaturamentos nas obras até favorecimentos inlicitos até os dias de hoje. Este conjunto residêncial em Sobradinho é caso de POLICIA FEDERAL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários