A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltou a criticar o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre o Código Florestal Brasileiro. “Lamentavelmente, a proposta que está aí não é aquela que coloca o Brasil na agenda do século 21. É a agenda que continua olhando para traz, antes da Constituição de 1988”.
Segundo Marina, dizer que as atividades agrícolas podem ser consideradas de interesse social e que por isso não precisam respeitar a reserva legal, nem as áreas de preservação permanente, é um retrocesso.
Para Marina, o sensato é não votar hoje o Código Florestal até mesmo porque o texto apresentado contém várias “pegadinhas” e precisa ser amplamente analisado e discutido com a sociedade. Ela denunciou que só a perspectiva de aprovação do texto já levou ao aumento do desmatamento no Mato Grosso, no sul do Amazonas e em Rondônia.




A chamada agricultura familiar constituída por pequenos e médios produtores representa a imensa maioria de produtores rurais no Brasil. São cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos, dos quais 50% no Nordeste. O segmento detêm 20% das terras e responde por 30% da produção global. Em alguns produtos básicos da dieta do brasileiro como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais chega a ser responsável por 60% da produção.
O texto final não está levando em consideração o fato
O texto final não deve ter “vencedores ou perdedores”. O ideal é aprovar um texto de consenso que contemple, pelo menos parcialmente, todos os setores envolvidos, sendo no final o MAIS PREJUDICADO O MEIO AMBIENTE.
A preocupação é simplesmente com o Capital ou seja a exploração dos diversos Biomas indiscriminadamente a favor do poder econômico – o interessante disso tudo é que o RELATOR é um deputado COMUNISTA – que diz ele acreditar na sociedade onde o capital e banido. Imagine se fosse um capitalista assumido –
QUE MEIO AMBIENTE QUE NADA!!! Eles querem é dinheiro acima de tudo.
Reações contrárias do governo ao relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB) devem retardar a votação do novo Código Florestal e levar a base aliada a apresentar uma proposta alternativa. PRA VOCÊ COMO A COISA É ABSURDO. Até o Governo que não respeita o meio ambiente não gostou.