Vereadora diz que água ainda é “moeda de troca” por votos no sertão

por Carlos Britto // 23 de março de 2011 às 19:32

Sem projetos do Executivo ou Legislativo na pauta de votações de hoje (23) na Casa Plínio Amorim, a vereadora Cristina Costa (PT) aproveitou para lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado na terça (22).

Num breve discurso, Cristina enfatizou a importância da data para o semiárido nordestino, ressaltando inclusive que o povo sertanejo foi por anos refém da indústria da seca e ainda hoje, segundo ela, água serve de moeda de troca por votos. “Ao longo desses anos açudes foram construídos com dinheiro público, porém edificados nas grandes propriedades rurais. carros-pipa que em período de seca são a única esperança de obter água funcionam como moeda de barganha em tempo de eleição” declarou.

A parlamentar salientou ainda que o país atravessa um momento distinto, o qual estes problemas históricos são enfrentados com a implantação de políticas públicas específicas, como o Programa Água para Todos e o Programa 1 milhão de cisternas (P1MC), gerenciado pela ONG Articulação do Semiárido (ASA).

“O P1MC já construiu 300 mil cisternas com recursos do governo federal; muito me anima o novo momento em que vivemos, iniciado por Lula e fortalecido pela presidenta Dilma Roussef. O programa Água para Todos além de gerar qualidade de vida digna e coadunar com os princípios da Declaração Universal da Água vai dar liberdade política e econômica a nossa gente” acrescentou. A vereadora finalizou com o poema “Além das Preces”, de Jessier Quirino, que retrata a luta do sertanejo por água. (com informações da assessoria)

Vereadora diz que água ainda é “moeda de troca” por votos no sertão

  1. robson amorim disse:

    Quem ver Cristina Costa falar ate acredita, eu conlheço agente de saude do interior de rajada que e cabo eleitoral dela, que praticou muitas açoes, atraves da codevasf e depois estava fazendo campanhas para ELA ,

  2. Francisco Antonio disse:

    Verdade, verdadeira ainda é grande a troca de votos por água, exemplo bem claro esta no municipio de Santa Cruz, onde candidatos a deputado daqui de Petrolina tinham carros particulares colocando água para à população.

  3. estrela disse:

    Ela deveria ter acrescentado, que serve “inclusive” pra fazer campanha pra ela Cristina Costa e sua Deputada Isabel Cristina!!!

  4. Silvio Júnior disse:

    A indústria da seca continua em alta, isso todos sabem, todos comentam, mas esquecem que não é só a utilização de carros pipas. Outra fonte de votos inesgotável, e que só tem aumentado nos últimos anos principalmente nas cidades menores e mais pobres, essa sim aumenta drasticamente, é a “INDÚSTRIA DA SAÚDE”, político eleito e reeleito se utilizando da carência de saúde pública. Na maioria dos casos esses políticos entendem mais do corpo humano e suas doenças, sintomas, medicamentos, tratamentos e formas de
    contágio, do que, da legislação local e nacional.

  5. Roberto Guedes disse:

    Não só a água, mas a saúde também é utilizada para manipular votos, dois exemplos clássicos temos em Petrolina:
    1º – Os vereadores Major Enfermeiro (que não é Major e muito menos Enfermeiro) e Zenildo, que usam o Hospital de Urgências e Traumas como palanque para angariar votos dos menos esclarecidos que precisam de rede pública de saúde; e
    2º – A disputa entre Eduardo Campos, governador de nosso estado, como o Sr. Júlio Lóssio, projeto de prefeito de Petrolina, que brigam pela gestão dos hospitais públicos da cidade. 1×0 pra Eduardo Campos que já tomou do Dom Malan e segundo as fofocas (que em Petrolina não mais confiáveis até que noticia oficial da prefeitura) dentro de 60 dias se a Univasf não criar uma fundação para substituir a FEMSAUDE o governador vai tomar o Hospital de Traumas e entregar para o IMIP adiministrar. Aí vai ser 2×0!!!

  6. maria das graças disse:

    Parabéns a vereadora por usar a tribuna e falar deste tema tão melindroso, nem todo mundo tem esta coragem justamente porque se elege e se mantem no poder através deste tipo de prática…. Falar sobre isso é jogar sal na ferida de muita gente, por isso tem uns e outros que se incomodam tanto!

  7. Luiza Brandão disse:

    Acho que é muito válido as denuncias postadas aqui, afinal as pessoas ficam revoltadas com algumas práticas, porém acredito que ao soltar isso num blog, sem identificação é no mínimo leviano, já que estas mesmas pessoas podem utilizar-se dos espaços adequados para falar isso, na polícia federal, no ministério público… caso contrário só posso acreditar que uma pessoa que diz isso de Isabel cristina só pode está mentindo, se não tem nem coragem de se identificar.

  8. Francisco de Assis de Souza disse:

    Gosto da atuação de Cristina Costa, pois ela é uma vereadora que está disposta a ouvir as críticas e por isso não tem medo de falar de assuntos como este que para a classe política, principalmente do sertão é um assunto muito delicado. Todos nós sabemos a quem serve a miséria que a seca provoca, por isso as pessoas ficam até constrangidas em ouvir um discurso desse, mas a vereadora está certa em levar este debate para a Câmara de Vereadores que precisa sair do imediatismo de temas vazios e se pautar também em assuntos delicados, pois se alguém for no interior aqui mesmo em Petrolina vai se deparar com cenas assustadoras de descaso e miséria que as pessoas estão vivendo.

  9. Dorotéia Souza disse:

    Acho que a vereadora está de parabéns por levantar esta questão, a quem a carapuça servir pode acusá-la ou acusar Isabel Cristina, mas não pode se identificar e provar nada. Bem lembrado Silvio Júnior, estamos passando hoje por um período em que os políticos estão se servindo da precariedade do serviço de saúde e estão se beneficiando com a INDUSTRIA DA SAÚDE. O que antigamente a INDÚSTRIA DA SECA proprocionava e ainda proporciona, a INDUSTRIA DA SAÚDE tem suprido, transformando consultas, exames e cirurgias em votos.

  10. jailson araujo disse:

    parabéns vereadora, por estar sempre atualizada,e pela coragem de exercer um mandato com a verdade. tenho certeza do trabalho ético acredito em você e na deputada isabel critina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários