A 14ª Oficina dos Agentes Comunitários de Saúde Facilitadores de Rodas de Educação Permanente em Saúde discutiu ‘Sexualidade e gravidez na adolescência’, no intuito de viabilizar ações que possam colaborar para diminuir o índice de adolescentes grávidas em Petrolina.
Nesse encontro, os agentes assistiram a exibições de vídeos, participaram de rodas de conversa e discutiram casos encontrados pelos próprios ACS nas suas respectivas comunidades.
Segundo o coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Júnior, durante a oficina foram desenvolvidas estratégias de intervenção com adolescentes gestantes, procurando também entender como a sexualidade interfere na saúde e na reprodução dos jovens. “Essa é uma maneira de aproximar o agente comunitário das peculiaridades da adolescência, principalmente em relação à sexualidade. É a oportunidade que temos de trabalhar assuntos como direitos sexual e reprodutivo, abordagem em adolescente em situação vulnerável, abordagem aos pais e responsáveis, métodos contraceptivos existentes e cuidados sociocomunitários”, esclareceu.



