Neste sábado (19), das 8h às 11h, na orla de Petrolina, o Colégio da Polícia Militar (CPM) estará realizando o Projeto ‘São Francisco Vivo‘, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar a área ribeirinha do Velho Chico, principalmente mantendo-o livre das contaminações de resíduos, como lixo, esgoto e embalagens.
A ação faz parte da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, na qual os alunos do CPM irão colocar em prática o que aprenderam sobre coleta de resíduos sólidos, por meio da distribuição de panfletos e leitura de cordéis e poesias que destacam a grandeza do Velho Chico, além de repassar informações sobre os perigos, para a saúde e para o meio ambiente, de se lançar o lixo nas margens dos rios.
Toda a população poderá participar do evento.



Quem deveria se conscientizar era a prefeitura da cidade que deixou que todos esses prédios construídos ao longo desses anos lancem seus esgotos diretamente no rio. Quem deve se conscientizar são os construtores que o fizeram, NÃO É A POPULAÇÃO QUE DEVE SE CONSCIENTIZAR, É O PODER PÚBLICO QUE DEIXA UMA SELVA COBRIR TODA ORLA DA CIDADE PARA NÃO MOSTRAR OS ESGOSTOS QUE SÃO LANÇADOS, e Petrolina cresce cada vez mais, e as novas construções? Os novos bairros, vão continuar a crescer o lançamento de esgotos no rio? Essa sim que é a conscientização.
Enquanto os ribeirinhos economizam água… o governo federal vai levar 127 m3 de água, mas do que é consumido em todo o Vale do São Francisco, 91m3. Enquanto a tão propagada revitalização vai se tornando conversa de pescador.
Juarez, você tem razão, se pede para a população o que a PREFEITURA e a COMPESA não faz , e não é por falta de lagoa de estabilização. Existe uma ao lado do Curtume, falta e vontade de CONSTRUIR ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO do centro da cidade para esta lagoa e SANEAR TODOS OS BAIRROS DA ORLA. Uma fato curioso é que o MINISTÉRIO PÚBLICO a algum anos passado tornou o fato publico como se diz “comprou a questão”, mas depois calou-se. Outro fato curioso e a Codevasf envolvida em projetos de saneamentos de Cidades não ribeirinhas, não é que essas cidades não mereçam o saneamento, merecem, mas se Codevasf não cuida do próprio rio que empresta o nome, que restará desta quando este se tornar um esgoto.
eu acho qui tem toda a verdade por que ee… bem qui tem a geografia do estudante