Seminário debate alternativas de alimentos para criação de ruminantes no semiárido

por Carlos Britto // 17 de março de 2011 às 14:56

Ilustrativa

Com o objetivo de sensibilizar e discutir as potencialidades e estratégias de alimentação animal no semiárido, a fim de ampliar a capacidade produtiva dos sistemas de criação e reduzir os impactos sobre os recursos naturais o grupo Caatinga, em parceria com o Chapada, realizou o Seminário Territorial Estratégias de Alimentação Animal no Semiárido, em Ouricuri (PE).

O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre produtores, agricultores familiares, estudantes e técnicos vindos dos municípios de Ouricuri, Granito, Araripina, Trindade, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exú, Moreilândia, Santa Cruz e Parnamirim. “Esse evento foi muito importante, porque podemos levar o que aprendemos sobre o estoque de forragens, para que no período de estiagem nossos animais não passem necessidade”, avalia a produtora Marinalva Delmondes, da comunidade de Serra Branca em Ipubi.

Durante o seminário foram abordados temas como a criação de animais frente às mudanças climáticas e desertificação; uso dos subprodutos da mandioca na alimentação animal e estocagem de alimentação animal. Além disso, o evento contou com uma mesa de socialização e debate das ações em caprinovinocultura e bovinocultura no território do Araripe e apresentação de experiências dos agricultores.

Na ocasião, foi lançada a Campanha de Estoques com o tema “Alimento para os animais: quem guarda sempre tem, e quem tem cria bem”, cujo intuito é conscientizar os criadores a fazer uma reserva de alimentos para que no período de estiagem tenham alternativas de alimentação para seus animais. (com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários