Petrolinenses podem acompanhar processos judiciais pela internet

por Carlos Britto // 15 de março de 2011 às 13:03


Há cerca de dois anos, a 5ª Vara Cível de Petrolina recebia dezenas de pessoas em busca de informações sobre processos. O resultado era uma aglomeração de pessoas que esperavam para ter acesso ao registro.

O tumulto, o barulho e a quantidade de funcionários no atendimento ao público interferiam negativamente no desenvolvimento da atividade”, informou a juíza Juçara Figueiredo.

Diante da dificuldade constatada, a equipe da vara lançou os processos no site do Tribunal de Justiça. No entanto muitas pessoas não conseguiam acessar pela pouco conhecimento a pesquisa on-line. Sendo assim, a Vara Cível passou a dar orientação através de passo a passo por escrito, com os seguintes tópicos: 1- Entre no site www.tjpe.jus.br; 2 – Clique em processos de 1º grau; 3 – Escolha uma modalidade de busca processual; 4 – Digite o número do processo e a informação aparecerá na tela.

Quando uma pessoa comparece ao balcão de atendimento para se inteirar do andamento do seu processo, a informação é prestada. Mas, no mesmo ato, recebe um folheto-guia com orientações didáticas de como acessar o site do Tribunal”, explica a juíza.

Embora a orientação escrita tenha alcançado maior êxito, as pessoas ainda retornavam ao constatar demora na movimentação do seu processo. Foi assim que surgiu a idéia do guia denominado Informação de Processo na Internet, já acrescido de um e-mail para que o usuário pudesse solicitar o impulso de sua ação sem precisar retornar à vara. Quem quiser pode acessar mais informações pelo site do Tribunal de Justiça de Pernambuco: www.tjpe.gov.br.

Petrolinenses podem acompanhar processos judiciais pela internet

  1. lu disse:

    Brito, este tipo de acompanhamento via internet já existe a muito tempo há 6 anos tenho um processo e há um ano que acompanho o processo via internet, só esperando sentença e não sai, é importante sem dúvida o acompanhamento e é mais fácil não ver a frustação do usuário. Acredito que só é mais um motivo para os processos serem esquecidos nas gavetas. Enquanto que para os usuários que procuram a justiça para ter seus direitos garantidos, terminam sendo punidos por ela e não tem suas situações resolvidas, por conta da morosidade e da falta de juízes. Porque não investem em mais juízes nas varas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários