Em protestos, cartórios de todo o estado fecham nesta segunda

por Carlos Britto // 26 de fevereiro de 2011 às 16:08

Insatisfeitos com a  privatização dos cartórios extrajudiciais e as condições de trabalho, funcionários dos 1.400 cartórios extrajudiciais do estado farão uma paralisação de 24 horas nessa segunda-feira (28). A  decisão foi informada ontem à imprensa, durante coletiva na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), em Salvador.

A assessoria de comunicação do sindicato informou em nota que “a medida é pela dignidade do servidor e melhores condições de trabalho para oferecer à população um serviço de qualidade”. De acordo com os sindicalistas, o projeto de privatização já encaminhado à Assembléia Legislativa não foi apreciado pela categoria e alguns pontos não foram discutidos, como a forma de administração dos cartórios.

Com a privatização, os titulares correm o risco de deixar seus cargos. Outro ponto é a discussão sobre as reformas estruturais dos cartórios, que devem ficar paradas até a privatização. Em algumas unidades, apenas dois funcionários chegam a atender 500 pessoas por dia.

Segundo o Sinpojud, faltam computadores, toner para impressoras, papel e máquinas autenticadoras, entre outros. Os livros de registro estão velhos e o que resta deles fica em sacos plásticos. Funcionários relataram que colegas desenvolveram doenças de pele e respiratóriase estão faltando. Com informações do Correio.

Em protestos, cartórios de todo o estado fecham nesta segunda

  1. Luiz disse:

    A privatização dos cartórios se faz necessária, justamente, pelo fato de estarem abandonados pelo poder público e judiciário, além de estarem obsoletos e não satisfazerem, com eficiência, o atendimento ao público. Quanto aos funcionários, o poder judiciário deverá remanejá-los e até mesmo aposentar alguns.

  2. rita disse:

    Fazem um grande favor para a população, é melhor tê-los fechado do que funcionando nestas condição. O governo acerta em privatizá-los, estão completamente certos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários