A Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Maria Elena Alencar (PSB) abre a sessão da Câmara desta quarta-feira prestando uma homenagem especial ao do Dia do Frevo que faz hoje 104 anos.
Patrimônio imaterial de Pernambuco e uma das maiores expressão da cultura pernambucana o Frevo surgiu a partir dos dobrados tocados pelas bandas Militares no final do século XIX. Só depois evolui para o vibrante frevo.
A palavra frevo nasceu da linguagem simples do nosso povo e vem de ferver (que as pessoas pronunciavam “frever”. Significa fervura, efervescência, agitação. A primeira referência a ela na imprensa foi, segundo o pesquisador Evandro Rabelo, no Jornal Pequeno, na edição de 09 de fevereiro de 1907, data em que passou a ser comemorado o Dia do Frevo.
Durante a sessão o casal de jovens passistas, Emerson e Fernanda serão convidados para uma demonstração dos passos do Frevo.



Frevo e Palhaçada é o que temos na camara todos os dias, desde 2008
O que é frevo?? Ah é uma música que não sai nem de ricife.
Cultura de uma música só. pararara, pararará. Pergunte a alguém se conhece uma música de frevo e vão cantarolar aquela que a globo bota na vinheta do carnaval.
Isso é lá música!!!!!!!!!!!!!
Exato Watergate !
Legisladores se ocupando de homenagens destas mereciam até aumento salarial.
Interessante como o fracassado frevo volta e meia volta como sendo uma coisa de Petrolina. Não é. Nós não gostamos, não assimilamos, não suportamos. Vão gastar de novo estrutura para meia dúzia de pessoas para frevar. Rídiculo, sem graça, tô fora.
Quando falam de carnaval de petrolina, colocam aquelas sombrinhss ridículas como sendo gosto de petrolinense. Fico imaginando quem faz o controle de divulgação da TV Grande Rio. Estudem o que já foi o carnaval de Petrolina e verão que não tinha frevo. Fico muito puto com isso..
Até as rádios de Petrolina quando vão falar de carnaval colocam as marchinhas rídiculas. Se voces são de fora, procurem se informar, não dá audiência, não é nossa identidade. Quero saber quem divulga essa coisa que é de Recife e Olinda como se fosse nossa vontade.
Se pelos menos Petrolina tivesse carnaval (com exceção da Câmara que todo dia tem Pão e Circo), o que a presidenta de Câmara tem é se preocupar com os projetos em pró da população que deram os seus votos a eles. VÃO TRABALHAR E DEIXE CARNAVAL PRA QUEM VIVE DE CARNAVAL, COM CERTEZA VOCÊS TEM MAIS O QUE FAZER.
ISSO SÓ PROVA QUE VCS FAZEM PARTE DA MASSA IGNORANTE DESSA CIDADE!
QUEM E CONTRA É PORQUE NÃO SABE QUE PETROLINA FAZ PARTE DE PERNAMBUCO!
Quem tem que preservar o frevo é Recife. Petrolina tem que preservar o samba-de-velho da Ilha do Massangano, a memória de Celestino Gomes, a música de Geraldo Azevedo, as esculturas de Ana das Carrancas, os Vapores , as carrancas e as lendas do Velho Chico.
Quem tem que se preocupar com a extinção do frevo é os recifenses! Agente nem tá preocupado!
E essa bichona na foto então…
Vai de reto!
WATERGATE; o pior espelho é aquele que nos mostra o que não quermos ver… PETROLINENSE; è de se espantar a sua ignorancia cultural, dizer que nos carnavis petrolinenses nunca se tocou frevos e marchinhas… onde vc estava quando tinhamos as batucadas o trio elletrico na souza filho ??? Até concordo que a musica baiana se infiltrou…. mas foi o mercado e os representantes locais que fizeram esse desserviço. Estudar é uma forma de se falar tanta asneiraa. eu consigo ver…
Zora Yonara, acho que você nada ver. Desde a época de 1980 acompanho o carnaval de Petrolina e aqui o frevo nunca teve espaço a não ser uns poucos gatos pingados. Curtimos muito Banda Elite, Banda Astral, Banda Mirage na Av. Souza Filho, naquele tempo éramos felizes e não sabíamos! Quando é que vão aprender que frevo aqui não vinga! Coloquem frevo no Centro e liberem o som de carros particulares na Areia Branca para verem onde vai dá gato pingado e onde vai bombar?!?
gostei vou fazer um trabalho escolar vou usar essa imagen