Motorista de van saltou antes da tragédia e ajudante foi linchado no local, revela presidente de entidade

por Carlos Britto // 02 de fevereiro de 2011 às 20:02

Três dias depois do acidente com uma van num trecho da PE-060, a 15 quilômetros de Ouricuri (PE), no Araripe, que deixou sete mortos e 21 feridos, o presidente da Associação Sertaneja de Transporte Complementar (Astral), Antonio José de Araújo (foto), fez revelações aterradoras sobre a tragédia.

Segundo Araújo, o motorista – que era vinculado à Astral – saltou antes da van capotar, ao perceber que tinha perdido o controle do veículo. José dos Santos Oliveira fraturou os dois joelhos e está internado em um hospital de Petrolina, onde passa por uma cirurgia. Mas o pior aconteceu ao ajudante Marcos Antonio, que trabalhava com o motorista. Um dos sobreviventes do acidente, Marcos acabou sendo linchado por populares ainda quando estava preso às ferragens do veículo, por ter sido responsabilizado pela tragédia.

Como o motorista saltou, mesmo ferido ele foi até o hospital de Ouricuri pedir socorro, mas omitiu que vinha dirigindo a van, porque teve medo de ser linchado também”, conta Araújo. O presidente da entidade revela, ainda, que a revolta de familiares das vítimas por pouco não causa nova tragédia. Segundo ele, a casa da família de Marcos chegou a ser invadida. O alvo seria a esposa e o filho de Marcos, que provavelmente teriam o mesmo destino que ele, mas alguns vizinhos conseguiram evitar o pior, levando os dois para outro local.

Sobre o acidente, Araújo admitiu o excesso de passageiros na van – que tinha capacidade para 21 passageiros, mas levava 27. “Temos um fiscal que controla a saída dos veículos, mas durante o trajeto muitos ajudantes acabam aceitando dinheiro para colocar mais passageiros”, justifica.

Ele chamou atenção para o que considera “falhas graves” em relação ao uso do cinto de segurança. Baseado em fotos do acidente, o presidente da entidade acredita que o ajudante Marcos e uma passageira no banco da frente, que também morreu, não usavam o cinto, porque ambos vieram parar do lado do motorista, que havia saltado do veículo. Outros passageiros nos bancos de trás também estariam sem o dispositivo de segurança, conforme o presidente da Astral. Ele negou também que o condutor tinha ingerido bebida alcoólica, já que as vítimas vinham de uma festa tradicional de Ouricuri, com destino a Petrolina. Mas reconheceu ter recebido informações de que Marcos havia bebido. Quanto à velocidade em que vinha o veículo, Araújo garante que o mesmo não passava de 80 km ou 90 km por hora, ao contrário das especulações de que o motorista estava a 140 km por hora, até porque só capotou uma vez.

Araújo fez questão de ressaltar que os familiares dos envolvidos na tragédia terão toda a cobertura jurídica da associação, incluindo as indenizações – que chegam a R$ 14 mil por vítima. Ele deixou claro também que o condutor da van admitiu ter cochilado ao volante e está pronto para depor. Ele será processado judicialmente. A entidade já pensa em providenciar itens como câmeras internas nos veículos, para monitorar o trabalho dos ajudantes durante o percurso das viagens.

A única contestação feita por Araújo diz respeito à seguradora, que se recusa a pagar os prejuízos materiais do veículo por ter tomado conhecimento de que o condutor da van, no momento da tragédia, era Marcos (que não tinha habilitação). “Temos depoimentos de testemunhas afirmando que não era o ajudante, e sim o motorista que estava ao volante”, completou.

Por Antonio Carlos Miranda

Motorista de van saltou antes da tragédia e ajudante foi linchado no local, revela presidente de entidade

  1. DE OLHO disse:

    ESSA HISTORIA DE QUE O MOTORISTA PULOU DO CARRO ESTA MUITO MAL CONTADA COMO ERA QUE O MOTORISTA DORMIA AO VOLANTE QUE ELE IA PULAR DO CARRO CONTA OUTRA.
    E DIZER QUE O AJUDANTE NÃO VINHA NO VOLANTE PARA QUERE RECEBER PELOS DANOS DO VEICULO É OUTRA HISTÓRIA POR QUE MUITOS SABIA QUE ESSE AJUDANTE MANDAVA E DESMANDAVA NO VEICULO QUE PERTECE A ANTONIO ARAÚJO.
    ESSES CARROS SÓ ANDAM COM:
    SUPER LOTAÇÃO
    VELOCIDADE ACIMA DA PERMETIDA
    NÃO USAM CINTOS DE SEGURANÇA SÓ COLOCAM OS CINTOS PROXIMOS A POLICIA QUE CINTO NÃO É PRA POLICIA E SIM PRA SEGURANÇA.
    MOTORISTA NADAM FAZENDO RACHA E DISPUTANDO PASSAGEIROS NÃO TEM RESPONSABILIDADE.
    NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO POR PARTE ALGUMA NESSES VEICULOS NEM POR ASSOCIAÇÃO E NEM PELA POLICIA RODOVIARIA ELES NUNCA PARAM OS VEICULOS, PARA FISCALIR E VER AS CONDIÇÕES DOS MESMO SE ESTAM ANDANDO COMFORME MANDA A LEI.
    QUANDO VIROU UM CARRO CARRO DE LOTAÇÃO PROXIMO A JUTAI QUE MORRERAM VARIAS PESSOAS ESSE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ALEGAVA QUE O VEICULO NÃO ERA CREDENCIADO E O MOTORISTA NÃO TINHA TREINAMENTO DE trasporta passageiros coisa que não exite nesses veiculos E ETC.
    E ESSE QUE VIROU AGORA VEJA DE QUEM É O VEICULO DO PRESIDENTE A ASSOCIAÇÃO E ANDAVA COM A VELOCIDADE ACIMA DO PERMETIDO COM LOTAÇÃO ACIMA DO PERMETIDO E SEM CINTO E O PIOR O MOTORISTA EMBRIAGADO.
    CADE A JUSTIÇA QUE NÃO VER ISSO.

  2. escuridão disse:

    É um ninja esse motorista pulou do carro a 140 Km/h e quebrou os dois joelhos e correu p pedir ajuda? esse sr antonio ta na profissão errada ele deveria esta em holywood fazendo filme de ação, Ispilberg que se cuide, o que o ser humano não faz por dinheiro? pague por sua irresponsabilidade, as familias das vitimas não merecem mais essa enrrolação!

  3. BENNE disse:

    QUEREM FAZER O POVO DE IDIOTA MESMO. ALÉM DE ACABAR COM A VIDA DE ALGUMAS PESSOAS E SEUS FAMILIARES FICAREM ARRAZADOS. OUVI UMA BALELA DESSAS. CONTA OUTRA. NEM NOS FILMES DE AÇÃO VERÍAMOS TAMANHA FAÇANHA.

    LÓGICO Q ISSO É P RECEBER O SEGURO. E A IDENIZAÇÃO DE 14 MIL É FRUTO DO SEGURO OBRIGATÁRIO Q NADA TEM A VER COM ATITUDES DO PROPRIETÁRIO.
    A PERCA TOTAL DO SEU CARRO É O MINIMO DE PUNIÇÃO Q OS RESPOSÁVEIS TERÃO.

  4. Miguel Barbosa disse:

    Quero fazer as seguintes colocações: Primeiro: Já viajei várias vezes de van e tenho parentes que sempre viajam e nunca foi presenciado nenhuma fiscalização na saída do veículo para coibir superlotação ou o uso obrigatório do cinto de segurança, como alega o presidente da associação na matéria. O que se presencia é um cidadão que se diz fiscal (somente em Petrolina) que na verdade eu não chamo de fiscal porque ele não fiscaliza nada. Nem se aproxima do veículo na saída. Agora, depois dessa, com certeza vão colocar fiscais pelo menos por um tempo até que a poeira baixe. Segundo: Morreram 11 pessoas e não 7 como dizem. Morreram 7 pessoas no local e as outras quatro morreram no hospital após atendimento, porque o estado era gravíssimo. Tem uma das acidentadas na casa da minha sobrinha porque não consegue ficar em casa sozinha, devido a sua melhor amiga ter falecido no acidente. A mesma é quem está bancando do seu próprio bolso toda medicação, inclusive necessitando urgente de um tratamento psicológico porque desde o acidente não consegue dormir, totalmente atordoada psicologicamente.. Aí eu pergunto: quem vai reembolsá-la

  5. TESTEMUNHA disse:

    Tudo mentira permita-me ( o site http://www.miseria.com.br) mostra as fotos do acidente e quem conhece Gugu como eu conhecia consegue identificá-lo claramente no banco do motorista, acompanhei tbm o motorista até o hospital Regional,e vi a pressão que foi feita para ele assumir a culpa.

  6. olhando disse:

    olha só concordo plenamente como é que o motorista ia cochilando e pulou?
    e olha quem é o presidente da associação?
    Coitados de quem perderam suas vidas, andando nesses carros desgovernados que só se preocupam em amontoar passageiros e ganhar dinheiro.
    como é que esse ai tem a cara de pau de aparecer e dá um relato desse.
    Devia nem aparecer e outra as familias querem seus parentes e nãoidenizações de 14 mil reais.

  7. alan disse:

    como um ninja desse pode morrer, se pulou de um carro com 140 por hora, bebado, quebrou os dois joelhos e ainda foi perdir ajuda no hospital a 15 km, ja andei muito nas van desse e posso garantir que ele enguanto poder colocar gente ele coloca não quer nem saber, e quando vem de petrolina as 6:00 da tarde so vem em alta velocidade. agora como pode muitas pessoas que vinham na van e conseguirão sobreviver com a ajuda divina, sabe que era o inrresponsavel do vaqueiro ou cobrador como queira que vinha dirigindo ai vem esse contar uma historia dessa. coitada da mae desse cara que morreu, tenho pena dela porque ela esta sofrendo, mas ele foi o minimo que ele pode ter feito, ter ido junto com eles, pois so onde ele estar poderar ser perdoado por deus e ate mesmo pelas outras pessoas , como o amigo Grabiel, que foi tirado sua vida naquela van com apenas 17 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…