Em toda legislatura a Câmara de Deputados costuma “brindar” os brasileiros com figuras, digamos, inusitadas. Foi assim com o cantor Agnaldo Timóteo, o cacique Raoni, o estilista Clodovil, o forrozeiro Frank Aguiar…apenas para ficar nestes.
Na atual legislatura (a 54ª do Congresso) que tomou posse hoje (1º), as coisas não foram diferentes. Só ex-jogador de futebol, tem dois: Danrlei, que atuou como goleiro no Grêmio, e Romário, o tetracampeão pela seleção brasileira.
Se levar para o Congresso o destempero que tinha dentro de campo, o ex-goleiro do Grêmio só vai gerar manchetes negativas. Já Romário adorou saber que a Câmara fica a poucos minutos da casa onde vai morar (sabe como é, né peixe, esforço demais cansa!).
Em tempo: na residência do ex-atacante, evidentemente, não poderia deixar de ter um campo de futvôlei. Afinal de contas, ele vai trabalhar muito e precisa desopilar de vez em quando…
E para os brasileiros darem boas risadas com nossos representantes, o Congresso garantiu também um palhaço (no sentido mais literal da palavra, que fique claro). É Tiririca (foto). Alvo de polêmica sobre sua formação escolar, acabou passando num tal de teste a que foi submetido para aprovar que sabia ao menos escrever para assumir seu mandato. Se é que provou mesmo.
Evidentemente, todos esses personagens acabaram ganhando uma vaga na Casa do Povo por outros motivos. Dá até para dizer que foi também por suas virtudes nas respectivas carreiras que construíram. Mas isso somente não bastaria se os brasileiros não estivessem tão desencantados e revoltados com o Congresso.
Como consequência, acabam dando o chamado “voto de protesto” e deixam de eleger gente séria, para abrir espaço a quem pouco ou nada entende de política macro. O jeito, depois, é aguentar quatro anos pagando por um ato impensado. (foto: Wilson Dias/AB)



Infelizmente,o povo brasileiro não tem consciência politica,não sabe nem protestar,não sei se dou risadas ou choro!
EH! ESSA COISA DE VOTO DE PROTESTO É MUITO PERIGOSO. VEJA O QUE ESTA ACONTECENDO EM PETROLINA POR CONTA DISSO.
“Como consequência, acabam dando o chamado “voto de protesto” e deixam de eleger gente séria, para abrir espaço a quem pouco ou nada entende de política macro. O jeito, depois, é aguentar quatro anos pagando por um ato impensado.”
discordo completamente deste paragrafo. quer dizer que os mais de 1.000.000 de votos que o tiririca teve foi de protesto? quer dizer que os novos parlamentares não são serios? o Parlamento tem a cara do eleitorado brasileiro e pq não do nosso povo. O voto é livre e damos ele a quem nos apresenta de forma mais transparente e compromissado com as angustias de nossa gente.
“…e deixam de eleger gente séria”. Não me faça rir. Isso me soa como ironia das mais ácidas ou falso moralismo barato.