Alerta da Vigilância Sanitária afirma que dengue pode afetar a visão

por Carlos Britto // 29 de janeiro de 2011 às 07:00

A Vigilância em Saúde prevê alta no número de casos de dengue em 2011 por conta do calor e grande volume de chuva. Pernambuco e Bahia estão entre os estados em alerta. Levantamento do Ministério da Saúde mostra que nas epidemias passadas o atendimento médico tardio respondeu por 90% das mortes.

A demora na busca por tratamento também pode causar distúrbios graves na visão que nem sempre são percebidos. Mesmo a dengue clássica, considerada menos perigosa, pode afetar o segmento posterior dos olhos – coróide (revestimento interno) e retina (membrana que transmite imagens para o cérebro). Isso porque, para combater o vírus, nosso sistema imune forma anticorpos que alteram a corrente sanguínea.

As principais são:

• Diminuição do número glóbulos brancos e linfócitos responsáveis pela defesa do organismo.

• Queda das plaquetas que respondem pela coagulação.

Especialistas dizem que a queda de plaquetas pode ocasionar hemorragia subconjuntival ou intraocular. Já a oclusão vascular é precipitada pelo depósito de anticorpos nas paredes internas das artérias e vasos que aumentam o risco de derrame intraocular.

A oclusão vascular (trombose) deixa a visão embaçada e aumenta o risco de hemorragia intraocular. Por isso, quem é acometido pela dengue deve passar por exame de fundo de olho logo após o diagnóstico da doença. O tratamento é feito com aplicações de laser para impedir o sangramento. Em caso de hemorragia, é indicada a vitrectomia. Trata-se de um procedimento cirúrgico feito com micro incisões para eliminar o sangramento que provoca cegueira irreparável quando atinge a mácula (parte central da retina).

Alerta da Vigilância Sanitária afirma que dengue pode afetar a visão

  1. Alfredo disse:

    Kd as páginas subsequentes do Blog?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…