Falta obstetra na região para atender a gestantes, denuncia leitora

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2011 às 07:57

A leitora Camila Costa demonstra toda sua indignação com a falta de médicos obstetras que atendam a gestantes em Petrolina e Juazeiro. Ela própria é uma das vítimas, já que está grávida de quatro meses e não consegue encontrar atendimento.

Camila pede,urgentemente, que se encontre uma solução para resolver esse problema. Confiram:   

Venho por meio desta mostrar minha indignação e revolta em relação à falta de atendimento de obstetras a gestantes nas cidade de Petrolina e Juazeiro. Estou gestante de 4 meses e até hoje não conseguir marcar uma consulta,ou seja,não tenho acompanhamento nenhum, não só eu como muitas outras pessoas que conheço passam por essa mesma situação.

Venho passando por muitas dificuldades em encontrar um obstetra que faça o meu acompanhamento e meu parto,pois quando ligo para marcar uma consulta, suas atendentes dizem que eles não atendem às gestantes e não fazem parto de pacientes novos, só dos antigos pacientes, e é porque tenho plano de saúde.

Acho isso uma falta de ética e profissionalismo. Por que eles escolheram essa profissão sabendo que seu papel é: cuidar de gestantes?

Gente, isso é um absurdo, os municípios de Petrolina e Juazeiro não têm estrutura para prestar um atendimento de qualidade à grande demanda de gestantes, temos que fazer uma mobilização junto as autoridades, às clínicas médicas, hospitais, aos planos de saúde (UNIMED,HGU,MEMORIAL) e vários outros, porque isso não é admissível, pois os obstetras que se dizem “renomados” adquiriram uma certa estabilidade e não têm tempo para atender novas gestantes.

Já que os inúmeros obstetras da cidade não tem “tempo” para atender às gestantes, acho que os planos de saúde e clínicas deveriam contratar novos médicos com disponibilidade, ou conscientizar os médicos antigos a atenderem essa pessoas que tanto necessitam de atendimento. Isso é uma vergonha para as cidades e médicos. Espero uma solução das autoridades competentes e médicos para esse problema que vem atingindo muitas grávidas das cidades acima citadas. Obrigada.

Camila Costa

Falta obstetra na região para atender a gestantes, denuncia leitora

  1. Anderson disse:

    Também estou com o mesmo problema. Minha esposa está grávida de 02 meses e só consegui marcar uma consulta para o dia 27 de abril. Isso é um absurdo!

  2. Lane disse:

    É realmente um absurdo!!!!!
    Os médicos que eram obstetras e ginecológicos, agora estão abandonando a obstetria e atendendo apenas ginecologia. E as grávidas???Vão ser atendidas por quem, se a cada dia o número de médicos que fazem essa opção aumenta. E até onde eu sei, a desculpa deles é q não estão sendo bem recompensados pelo serviço prestado, já que é de um nível de responsabilidade bem maior.

  3. Jane disse:

    Confirmo tudo que Camila disse,pois tô grávida de três meses e não consegui nenhum médico para me atender.Consulta só consegui p março e abril e para fazer o parto todas dizem que não pegam pacientes novas.Que vergonhaaaaaaaaaaaaaa,hein?

  4. iani disse:

    Isso é um descaso muito grande com as gestantes, tenho duas pessoas tbm que precisam ser atendidas e nao tem medicos, e o plano nao tem medicos disponivel, a pessoa paga um palno de saúde carissimo pra quando precisar ele deixar na mao. me colocaram um medico de emegencia o qual nao me pesa nao verifica minha pressao e o melhor ele quem me perguntou pra quando era a data do nascimneto da criança ao entendimento quem tinha que dá uma data provavel era o ele… ou seja HOJE GRAVIDAS POR ULTIMO.

  5. Bete disse:

    Passo por esse mesmo problema,isso não pode acontecer, a gestação é uma coisa séria p ser tratada com descaso.Cadê os médicos que não se pronunciam nessa hora.Quero ver qual é a desculpa.QUEREMOS UMA PROVIDÊNCIA E LOGO!

  6. Carla disse:

    Como Lane disse, consultas ginecólogicas tem, apesar de demorar para conseguir uma vaga,mas atendimento como obstetras NÃO,então por que escolheram ser obstetras?Não existe isso:atendimento restrito as antigas pacientes e as que não tem médico,como fica?Estou sem meu pré-natal,pode uma coisa dessa?

  7. MONICA disse:

    É VERDADE TUDO ISSO! CONHEÇO UMA COLEGA DE TRABALHO QUE ESTA PASSANDO POR ESSE PROBLEMA E ELA TEM PLANO DE SAÚDE.É ABSURDO! INADMISSIVEL PARA O PORTE DA CIDADE DE PETROLINA.

  8. Maria disse:

    Tenho 4 anos que pago a umimed, pelo o plano dificilmente consigo marcar qualquer consulta, pq quando dizemos a atendente que temos plano ela marca 30 dias pra marcar e mais 2 meses para a consulta, então termino sempre pagando particular, Esse como as demais engravidei liguei para todos os obstetras e todos dizia que não estava pegando parciente novas, hoje so conseguir uma obstetra pq tudo no brasil tem que ter um jeitinho, quem indique e uma amiga minha que é amiga de uma médica me indicou. é uma vergonha o que está acontecendo na saúde em petrolina estamos ferrado tanto pelo o SUS como particular.

  9. RODRIGO disse:

    Gostaria de esclarecer que a população só lembra da demora nas filas de atendimentos do SUS e não dos hospitais e clinicas particulares, onde o descaso ocorre com mais frequencia, onde os profissionais nem lembram de dar alguma satisfação aos úsuários, por isso que muitas vezes prefiro o SUS do que muitos planos de saúde. É isso que acontece quando colocamos os médicos em patamares elevados e esquecemos quem realmente acompanha as nossas gestantes e se preocupam mais com elas do que muitos médicos.

  10. Debora disse:

    É isso aí pessoal vamos denunciar esse descaso com as gestantes. Gostaria que os planos de saúde tomassem uma providência ou eles impõem aos médicos atederem a todos os seus conveniados que precisam, ou contratam novos profissionais,pois pagamos um plano de saúde justamente para sermos atendidos com presteza,.Qual o sentido de pagar um plano,se na hora que mais preciso não tem médico para atender?Diretores dos planos de saúde façam uma reunião com os médicos e conscientizem-os para atender as pessoas que pagam caro e precisam.
    QUEREMOS UMA SOLUÇÃO

  11. INDIGNADA disse:

    Minha irmã está grávida de 3 mese e até agora não conseguiu fazer o pré-natal,por que não consegue vaga e quando diz que é gestante eles descartam logo,dizendo que não atendem à pacientes(gestantes) sendo que gestante é prioridade.Vaga para consulta só com uns 2 a 3 meses, isso é por que ela tem o plano da Unimed.
    UNIMED tome uma providência urgente e respeitem os seus conveniados!
    Como diz Monica, Petrolina e Juazeiro tem um porte grande e não deveriam ser tão precárias na área médica!
    O jeito será fazer uma denúncia junto a ANS(AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE)

  12. luciana disse:

    bem gente,realmente isso existe mas acredito que seja em relação aos médicos mais famosos,pq os outros tem disponibilidade sim,pois isso aconeteceu comigo,queria muito a minha ginecologista mas a mesma não atende mais gestantes e me indicou um outro que me atendeu e por fim fez meu parto com perfeição.As vezes só queremos aqueles famosos mas os outros tb trabalham de forma correta.Agora se mesmo assim vc não conseguir um médico pelo seu plano,procure uma unidade básica de saúde que além de médicos capacitados tem tb enfermeiros com total responsabilidade e atendimento exclusivo e dedicado à gestante…boa sorte!

  13. GRILO FALANTE disse:

    é hora do ministério público. Instituição que está sempre atenta ao descaso com a população. Moro em Petrolina fico frustrado com a falta de políticas públicas. Até quando? Será que aqui realmente é a california Brasileira.
    É uma absurdo para uma região de quase 1 milhão e PIB DE mais de um bilhão SÓ EM PETROLINA

  14. Sandra disse:

    Tem 1 ano que sofri um aborto. Exatamente no mês de janeiro. A médica que me atendia estava de férias, aliás COMO TODOS OS MÉDICOS DE PETROLINA NESSE PERÍODO. Não consegui um atendimento com obstetra para me dar uma orientação sequer. Qdo me informaram que determinada “médica” atendia sem precisar marcar, me dirigi até lá. Após informar a secretária minha situação, a mesma levou meus exames para a “médica” ver e logo após chegou me informanndo que ela não me atenderia, mesmo tendo sido verificado o recente aborto. A secretária estava visivelmente constrangida com a minha situação. Só fui conseguir uma consulta com minha médica mais de um mês após o aborto e mesmo assim pq ela atendeu na quarta-feira de cinzas. Essa mesma médica tb não faz mais pré-natal. Pra conseguir outra médica, só por indicacão de amigas. E pra ser atendida no mesmo mês, só se for particular. Já cheguei a ser orientada pela médica a não engravidar para o parto ser feito nos meses de janeiro a março, pq não há médicos na cidade! É mole???

    1. DAN disse:

      Será o futuro, sem nascimentos nos meses de dezembro e janeiro?
      O pior é que não podemos obrigar nenhum médico a se especializar em obstetrícia, e sabem o que ouvi outro dia? As gestantes tomam muito tempo do médico durante o pré natal! Se o exercío da medicina for visto como comércio, fica difícil a escolha desta especialidade; e aí resta às mulheres encerrarem a produção.
      È lamentável!

  15. Mirian disse:

    A UNIMED vem deixando a desejar mesmo.
    Todas as vezes que realmente precisamos, não conseguimos consultas. Se pagamos planos é porque esperavamos que não seria assim, com demora ou as vezes sem ter quem atenda, esperavamos que quando precisasemos fossemos atendido mais rápido e melhor, já que ESTAMOS PAGANDO. Pagamos caro para nada, para eles darem prioridade aos particulares. E é como foi citado, ligamos ai com bem um mês é que mandam ligar para poder marca a consulta, e tem deles que so com 3 meses viu. Para pagar plano e ficar assim é melhor não pagar. Eu espero que melhore, pois não aguento mais isso, porque é plano eles empurram la para não sei quando.

    Falta de respeito com seus usuarios.

    Gestantes, boa sorte!
    Que vocês encontrem um médico para acompanha-las logo.

  16. Ana disse:

    Isso tambem aconteceu comigo, gostaria muito de ter meu filho em Petrolina, mas isso não será possivel pois como tantas outras não consegui uma medica obstetra. Foram várias desculpas, inclusives algumas citadas acima, e olha que nem procurei as ditas “famosas” pois fui informada que não estavam mais fazendo parto, procurei outras que tambem nao se disponibilizaram a fazer parto, tenho unimed nacional, porém se fosse particular teria encontrado “uma”, mas esse problema só encontrei ai em Petrolina, pois tenho usado o plano em outros estados e estou sendo muito bem atendida, encontro consulta sem burocracia e estou acompanhando um ginecologista e obstetra em outroo estado e estou sendo muito bem atendida, o medico é excelente, esta sempre a disposição as consultas não são realizadas com pressa como acontecem ai em Petrolina. É uma pena que Petrolina uma cidade referencia no sertão esteja assim, está na hora de chegarem outros bons profissionais da saude na região, para que estes que estão ai hoje parem de colocar tanta banca, é um descaso com a população. A realidade é que esses médicos dai so querem ganhar dinheiro e esquecem do juramento que fazem a favor da vida.

  17. Carlos cricri disse:

    CARLOS BRITO. A UNIMED, O HGU E MEMORIAL/NEUROCARDIO COM SEUS PLANOS ESTÃO COMPLICNDO A VIDA DOS USUARIOS. O HGU E O NEUROCARDIO SE RECUSM A ETNDER UNIMED ATÉ EM CASOS DE URGENCIA.E A UNIMED ESTA APROVEITANDO A IMACULADA CONCEIÇÃO E ESPERIODICAMENTE O MEMORIAL. NO HOSPITAL UNIMED DE JUAZEIRO O MATERIAL DE ATENDIMENTO É DE PIOR QUALIDADE E OS MÉDICOS FAZEM DE TUDO PARA NÃO INTERNAREM.

  18. Maria disse:

    Existe um caminho: Todos juntos ao Ministério Público contra a classe mercenária médica de Petrolina. Eles são profissionais, os tratemos como tais e não Deuses e junto com eles entremos com representação contra os planos de saúde. Quem se habilita a liderar o movimento?
    Garanto que o que vai ter médico correndo para atender não vai ser mole, vão correr para atender até na casa das gestantes, pois ninguém quer ir para a cadeia.

    1. DAN disse:

      Existe a OUVIDORIA do MP-PE, podemos fazê-lo pessoalmente ou pelo site. Se cada um de nós fizermos estas reclamações, exigindo do referido órgão uma atitude em nossa defesa, certamente as coisas mudarão.

  19. Eleitor petrolinense disse:

    é uma descaso uma situação desta, o ministério publico precisa saber disto, pois não é possível uma cidade como petrolina está passando por isto. VERGONHA TOTAL

  20. medico disse:

    É muito fácil criticar, deve-se também ver os lados dos médicos. Nenhum médico é obrigado a atender pelos planos de saúde eletivamente. O que se deve fazer é o plano de saúde pagar dignamente, ou então os médicos cobrem particular dando um recibo para que o paciente tente ser ressarcido pelo plano de saúde ou então desconte no Imposto de renda.

  21. Ana disse:

    O Neurocárdio não quer atender a Unimed porque tem o próprio plano dele, ou melhor, neuro e Memorial, o NM. O HGU, no centro, só atende quem tem plano HGU. E quem tem Bradesco, Unimed nacional porque sabe q a coisa qd aperta tem que ir mesmo é para Recife ou São Paulo? Se querem o povo aqui satisfeito, sejam mais profissionais, errem menos e acertem mais.
    Fazendo uma consulta em Recife, o médico de lá achou tanta irregularidade no diagnóstico daqui q ironicamente falou q aqui só tinha CIENTISTA.

  22. flavia disse:

    Gente vamos nos unir e ir ao Ministério Publico denunciar esse médicos sem ética e esses planos de saúde,por que isso não pode continuar,como a leitora acima falou que temos que ir a outra cidade para fazer o acompanhamento?E quem não tem dinheiro p viajar p outra cidade,como fica?HGU,UNIMED,MEMORIAL,NEOROCARDIO queremos uma solução e JÁ!

  23. Aline disse:

    bom dia a todos! eu estou realmente chocada. sou de salvador, e a minha vida toda fiz consulta pelo sus. nunca foi uma maravilha, mas os médicos me atendiam pelo menos. eu nunca fui tão desrespeitada quanto estou sendo nos hospitais de petrolina.
    a impressão q eu tenho é q médico, aqui, é estrela de cinema. eles atendem os pacientes q eles querem, quando querem, se quiserem. estou grávida de 2 meses com plano de saúde e não consigo atendimento. o memorial não é um hospital, parece um colégio em q os médicos brincam de medicina. eu não vejo outra opção a não ser gastar o dobro do previsto e ir fazer meu pré-natal em salvador.
    me considero sortuda porque tenho esta opção, mas assim mesmo o faço indignada. é um absurdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários