Um equipamento de alta tecnologia, conhecido como Arco Cirúrgico, que permite a visualização da imagem dos órgãos do corpo humano em tempo real, chegará em breve ao Hospital de Urgências e Traumas (HUT/Univasf). O equipamento será utilizado em procedimentos cirúrgicos nas áreas de traumatologia, ortopedia, neurologia e vascular.
O Arco Cirúrgico ainda possibilita ao cirurgião observar em tempo real a área que passará pelo procedimento, através de um sistema intensificador de imagens em alto contraste possibilitando uma maior nitidez da imagem, além de possuir um sistema de impressão.
O equipamento, que custou R$ 164,9 mil, foi adquirido através da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O diretor administrativo do HUT, Lúcio Leal, ressalta que investimentos como esse justificam e fortalecem a parceria entre a prefeitura municipal de Petrolina e a universidade. “A vinda da Univasf para captar o processo de aprimoramento dos serviços e gestão dos recursos públicos destinados ao HUT acaba cumprindo com os objetivos anunciados á época: a população é a maior beneficiada, a administração municipal alcança seu objetivo de atender às pessoas com qualidade e compromisso“, ressalta.
Segundo dados do censo hospitalar, somente no mês de dezembro, foram realizadas 270 cirurgias em pacientes advindos de mais de 55 municípios do sertão pernambucano e baiano, e de outros estados.



Estive no Pronto socorro do HUT dia30/12/10 com paciente com abcesso enorme totalmente contaminado ,cheio de secreção purulenta no dedo,um senhor de 60 anos ,chorava de dor pelos coredores do PS.Fui informada por uma Enfermeira que não tinha medico de plantão e que não podia fazer pelo paciente.Insistir que o mesmo estava chorando de dor,ela olhou pra mim e disse que era pra aguardar que ia pensar no que poderia fazer!!! Foi feita a ficha,e aguardamos mais 40 minutos e nada dessa Enfermeira aparecer.Enquanto isso o Senhor continuava no chão do PS gritando de dor.Sem falar nos corredores cheio de paciente aguardando alguma solução.Por fim já cansada de esperar vim embora com Senhor,levei para minha casa.Como sou Enfermeira passei em uma farmacia e comprei material e fiz limpeza no local do abcesso ,onde a quantidade de secreção era muito grande.Depois fez curativo.Com isso ele foi procurar atendimento em Juazeiro,onde FOI ATENDIDO!!!! E esta fazendo uso de antibiotico, e antiflamatoriose fazendo curativo no local….
Mim pergunto que administração e esta?Não ter médico em um Pronto socorro!!!!Isso e caso de policia.Uma vergonha para cidade de Petrolina que tão bem desenvolvida.E uma falta de respeito,com a população.E aquela Enfermeira que segundo ela ia pensar no que poderia fazer,lamento por ser sua colega de profissão,sei que não foi este seu juramento que vc fez quando estudou!!! de atender o próximo com amor.Tente se colocar no lugar dos outros,assim vc sera um ser humano melhor.
O problema é que o HUT atualmente esta sobrecarregado com os atendimentos de Urgências. Está unidade é a única para atendimentos de emergência da cidade, ja que HDM so recebe mulheres e crianças, e se essas mulheres e crianças estiverem com alguma fratura são encaminhados para o HUT. Sem falar que o hospital atende não so Petrolina, muitos pacientes vem de Juazeiro e de muitas cidades do Sertão… A saúde realmente passa por um problema crônico, mas temos que valorizar as melhorias e as iniciativas acertadas
agora so falta ter Medico.
ou sera que o material é tem uma tecnologia tam avançada que faz tudo sozinho?!?!.
Petrolina está a frente de grandes cidades e até capitais com crescimento incrivel, essa boa novidade vem mostrar que a saúde está melhorando. É bom saber que a parceria entre prefeitura e Univasf esta dando certo.
Eu tive um mal estar outro dia devido a pressão alta e fui ao Hospital de Traumas e fui muito bem atendido, muitas vezes atenção do médico é mais importante que qualquer procedimento médico e lá a enfermeira foi bastante atenciosa e delicada comigo, pena que não lembro o nome… mesmos sabendo que lá tem suas especialidades não tive outra alternativa e não ser ir para lá, então não posso reclamar e sim torcer para que as melhorias continuem acontecendo
Lugar para drenagem de abscesso no dedo é o posto de saúde. Por isso que o hospital está sobrecarregado!!!
João Celso e Valdete Anjos são dois cabideiros, só que em varais diferentes.
Parabens pela aquisição do equipamento, e de bom proveito para comunidade e região. o investimento passou pelo crivo CMS, pelo conselho deliberativo e fiscal do FEMSAUDE, esse investimento tem legalidade, quem vai pagar a conta e o Femsaude desta compra. cabe o CMS fiscaliza essa administração do trauma.
Tadeu
Meu Deus!! Só quem é da área vai entender do que estou falando…
Esse equipamento já deveria estar ai em Petrolina há muito tempo!
Não entendo tamanha festividade. Só agora entendo o atraso tecnológico na saúde de Petrolina e de outras cidades.
Moro em Brasília, sou profissional da Engenharia Clínica. Trata-se de um equipamento barato, comparado aos preços da área médica, fico me perguntando como os cirurgiões gastro e ortopédico “se viravam” nas cirurgias sem esse equipamento. Ainda não estou acreditando!
ozzlly@hotmail.com
Ao Raimundo Nonato.Quando vc estiver com abcesso e com muita dor,vc vai no posto de saúde,e marque uma consulta,e aguarde mais de 15 dias com dor para ser atendido.
Todo Pronto socorro tem obrigação de presta os primeiro socorros,seja qual for o problema.Vc deve ser mais um puxa saco que temos aqui em Petrolina.
Acorda Raimundooooo.
Parabéns…resta saber agora se vão pagar os mais de 70 funcionarios que foram demitidos, pra pagar a quem deve
não tem mais pra comprar um equipamento de R$ 225.000.00 tem neh, Vamos lá Sr Lúcio e Luciana, vamos pagar os funcionarios que
vcs demitiram sem precisar ir para justiça.
Ao Senhor Raimundo Nonato.Espero que um dia vc sinta uma dor em um dedo ,ainda mais se estiver com infeção .Vc vai querer ser atendido no primeiro hospital que encontrar com porta aberta.
Precisa sim de uma grande mudança no HUT,os pacientes ficam horas para serem atendidos,a não ser que tenha alguem lá dentro que passe vc na frente.
ô Raimundo Nonato vc e sem noção.Coitado