Inspirado pelo discurso de posse da presidente Dilma Rousseff, o secretário de Educação de Juazeiro, Plínio Amorim, escreveu ao Blog este artigo, no qual demonstra todo seu otimismo com a valorização profissional dos docentes não só de Juazeiro e Petrolina, como de todo o País.
Confiram:
QUERIDAS PROFESSORAS, QUERIDOS PROFESSORES…
“…Só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso dos professores e da sociedade com a educação das crianças e dos jovens”.
Esta frase, citada pela presidente Dilma Rousseff em seu discurso de posse no Congresso Nacional, enche de esperança uma categoria que há anos luta por um reconhecimento social superior. Não pensem que estou vendo protecionismo ou bajulação da Presidenta. Muito pelo contrário, quando ela clama por “compromisso dos professores e da sociedade com a educação das crianças e dos jovens”, está bem clara a necessidade de maior qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem.
Entendo que a cobrança deve existir e ser forte, no sentido da melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. Educação de qualidade é isto: aluno aprendendo os conteúdos vivenciados na escola.
Como a profissão não oferece salários atrativos, os jovens mais qualificados do Ensino Médio não optam por fazer formação docente; a Universidade, por sua vez, não tem conseguido construir, na formação inicial, as competências necessárias para um desempenho docente mais profícuo, pautado na aprendizagem do aluno como produto maior do processo educativo.
A declaração da Presidenta nos fortalece pelo reconhecimento e nos provoca a oferecer a resposta que, também, há muito a sociedade espera da Educação: um instrumento garantidor da melhoria da qualidade de vida das pessoas e base sólida para o desenvolvimento da nação.
Que se priorizem as melhorias salariais e as condições de trabalho para, aí sim, naturalmente, as crianças e os jovens receberem Educação de mais qualidade.
Plínio José de Amorim Neto/Professor universitário e Secretário de Educação de Juazeiro (BA)




A fala do Prof. Plínio se encaixa perfeitamente no ideário do que se necessita para o Professor do século XXI. É preciso, antes de que qualquer poítica educacional, por mais excelente que seja, que haja valorização financeira da profissão no sentido de atrair as melhores cabeças do ensino básico também para as licenciaturas, e que estas não sejam meras formadoras de mão-de-obra e sim de professores pesquisadores. Que os novos professores ejam antenados com a ideia de pesquisarem e de atribuirem valor à formação continuada para que enfim tenhamos a tão esperada valorização social a qual a Presidenta Dilma citou em seu brilhante discurso.
estamos sabendo ..que o sr. plinio quer se candidatar a vereador em 2012 em juazeiro ba
… Então a campanha já começou…