Vale do São Francisco é destaque no Jornal O Estado de São Paulo

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2010 às 17:11

Desvendando uma das mais fortes características econômicas do Vale do São Francisco, os repórteres fotográficos Nilton Fukuda e Tiago Queiroz, publicaram no Blog Olhar sobre o Mundo do jornal on line Estadão.com.br do grupo O Estado de São Paulo, na última terça-feira (28) as peculiaridades das vinícolas localizadas na cidade de Lagoa Grande (PE) e as produções de frutas em Petrolina (PE).

Conhecer as vinícolas, da região de Petrolina é um privilégio para o visitante. Alimento para os olhos e a alma observar o viço das frutas e provar a doçura das uvas retiradas dos parreirais na hora”, afirmou o repórter Nilton Fukuda.

A reportagem também traça um histórico sobre os projetos de irrigação, mostrando que as primeiras vinícolas instaladas na década de 1980 na região do Vale do São Francisco, até hoje utilizam as águas do Rio São Francisco, como fonte de prosperidade e riqueza. De acordo com informações do ‘Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – Vinhovasf’, atualmente o Vale é responsável por quase 100% da produção de uva de mesa no Brasil, destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

O Instituto afirma que seis empresas estão instaladas no Vale e produzem cerca de 7 milhões de litros de vinhos finos por ano em uma área de aproximadamente 700 hectares. O Vale é a segunda maior região produtora de vinhos finos do Brasil, representando 15% do mercado nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul, sendo que a atividade vitivinícola emprega direta e indiretamente aproximadamente 30 mil pessoas.

Questionado sobre a projeção que a região alcança hoje no cenário nacional como destino turístico, o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães, afirmou que a cidade oferece alternativas para o crescimento do setor turístico.

Nós temos o Aeroporto com o aumento de 32% nos vôos; a Associação de Guias Turísticos e as Operadoras de Viagens que estão com seu receptivo turístico capacitados, a Gastronomia e a inauguração da 1ª fase da Ilha do Vinho; tudo isso impulsiona o crescimento do enoturismo e consequentemente atrai mais turistas para a região”, pontuou o vice-prefeito.

Defensor incansável das potencialidades econômicas do sertão, o prefeito Júlio Lóssio explica que o destaque dado pelo jornal é resultado de um conjunto de investimentos em infraestrutura e valorização da cultura local, que tem atraído cada vez mais novos empreendimentos e serviços para a cidade, de diversos setores da economia.

Um estudo de competitividade, realizado pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae Nacional, demonstrou que o município possui o perfil exigido para se tornar mais um destino indutor brasileiro. Foram detectados diversos pontos favoráveis, entre os quais há destaque por ter sido reconhecida como a maior rede hoteleira da região turística do sertão do São Francisco/Pajeú, contando com 2.115 leitos, distribuídos em 24 hotéis; diversos restaurantes, bares, centros comerciais, hospitais, Universidades e cursos de Turismo em níveis técnico e superior”, destacou o prefeito.

No relato descrito pelos fotojornalistas, registrado no endereço www.blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/vale-do-sao-francisco/, eles revelam ter conhecido também a rotina das Orlas fluviais e a travessia de barquinha entre as cidades vizinhas de Petrolina e Juazeiro (BA).

O Blog Olhar sobre o Mundo é editado pela equipe de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo e tem como fontes os repórteres fotográficos do Grupo Estado e de agências internacionais.

Vale do São Francisco é destaque no Jornal O Estado de São Paulo

  1. Por uma nova Petrolina disse:

    Se a prosperidade existe ela está aqui. PArabéns Petrolina que sempre se destaca. AMO MINHA CIDADE…

  2. Alicia Soares disse:

    O sudeste está vendo o nordeste com outros olhos, enfim deixaram de lado a exploração das imagens de chão rachado e pessoas com lata d’agua na cabeça.

    Parabéns ao Vale do são Francisco, e a todos que contribuem direta e indiretamente para o desenvolvimento da nossa região.

  3. de Petrolina para o mundo disse:

    Todas duas eu acho uma coisa linda eu gosto de Juazeiro mais ADORO PETROLINA… Realmente da orgulho viver nessa terra…

  4. Observador disse:

    Por que os comentários construtivos nesse blog são cortados?

  5. Desconstruidor de discurso disse:

    Petrolina é bem mais que uma cidade. É a capital do sertão que desbanca muitas cidades do sul.

  6. Lilia disse:

    Não há lugar mais belo que Petrolina que tem em sua gente brava e forte sua maior riqueza. Mas temos que admitir que a cada ano a cidade se renova e que está gestão tem demosntrado respeito pela grandeza da capital do sertão permanbucano…Amoooooooo Petrolina e sua gente!!!

  7. Karim disse:

    Sem dúvidas é o reconhecimento pelo trabalho desse povo que coom suor e trabalho dignificam a nossa região.

  8. Feeling disse:

    Coitados…

  9. POVO disse:

    ISSO SÓ NOS DEIXA MAIS FELIZES PELO RECONHECIMENTO DE UM POVO TRABALHADOR E GUERREIRO…
    PARABÉNS LAGOA GRANDE E PETROLINA!

  10. jose celson disse:

    muito bom ver fluir as politica desenvomentista na nossa região. nós que fazemos parte do contesto deste economia . acredito que o que foi implantado em Lagoa Grande e Região. com rede de energia trifasica em toda a magem do rio de Petrolina a Santa maria. comunicação com teldfone fixo e movel e comunicação televisiva. Escola tecnicas . estradas asfaltadas e boa barte da magem do rio. e muito mais ações para que hoje isso esteja acontecendo. alem de terra fertil e gente determinadas para o cultivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários