Ilha do Rodeador precisa de mudanças para atender a alta demanda

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2010 às 12:58

A Ilha do Rodeador é o ponto turístico mais visitado na região do Vale do São Francisco. Nesta época, por causa da alta temporada, o local vem recebendo um grande número de visitantes. Com a alta demanda, os problemas de infraestrutura da ilha vieram à tona.

Atualmente, mais de 1,5 mil pessoas trabalham na Ilha do Rodeador. A alta estação está fazendo com que a economia do local movimente cerca de R$ 200 mil por fim de semana.

Alguns problemas impedem, porém, que a economia da ilha cresça ainda mais. Um deles é o atendimento. Algumas barracas contam com uma média de cinco a oito garçons, que, em determinados momentos, têm que dar conta de 100 mesas.

A Associação dos Barraqueiros do Rodeador reconhece que a atual estrutura da ilha é insuficiente para atender a demanda, mas aponta uma solução para o problema.

O espaço geográfico da Ilha do Rodeador está defasado em tamanho e estrutura. Nós temos uma demanda para atender de 2 mil a 5 mil pessoas por final de semana. Então quando ultrapassa esse limite, fica difícil atender adequadamente esse pessoal. Temos que formar uma política de turismo voltada para a ilha”, afirma o representante da associação, Jarbas Rodrigues.

Por meio de nota, a Prefeitura de Juazeiro, responsável pela área, informou que realiza a manutenção da ilha diariamente, com profissionais que trabalham na limpeza e segurança do local e informou também que não existe nenhum projeto voltado para a estrutura das barracas. (As informações/Crédito da foto Pe360graus)

Ilha do Rodeador precisa de mudanças para atender a alta demanda

  1. Marivaldo disse:

    Sugestão: Já que os barraqueiros estão achando a demanda demais em fins de semana, a solução é acrescentar mais barraqueiros concorrentes e assim ainda gerará mais empregos!

  2. JOSÉ ALBERTO BARBOSA disse:

    Reclamação antiga e procedente… acho a estrutura geral bastante a desejar. As duas cidades poderiam fazer uma parceria e melhorar esse verdadeiro cartão postal… inclusive para evitar um grave incidente. O blog fazendo sua parte, as pessoas sugerindo, mas a nossa competencia pára por aqui.

  3. Watergate disse:

    Julio Locio ja prometeu a construção de uma ponte até a ilha do rodeadouro, alem da triplicação do tamanho da ilha

  4. Francisco disse:

    Uma pergunta, ou melhor, muitas perguntas. A quem pertence a Ilha do Rodeadouro, a Unão, a Bahia, a Pernambuco, a Petrolina ou a Juazeiro? Que fornece energia para a Ilha, a CELPE ou a COELBA? Os impostos, a limpeza, o disciplinamento, a quem cabe, a Prefeitura de Petrolina ou a de Juazeiro?

  5. PETROLINENSE disse:

    Falo com conhecimento de causa:

    Todas as ilhas, por lei, pertencem à Pernambuco, exceto a ilha próxima ao Country Clube. Pode até verificar no Google Earth que existe a linha divisória. Quem colocou energia na Ilha do Rodeadouro foi o então prefeito Fernando Bezerra Coelho, via Cerpel. Quando uma secretária de infra-estrutura de Petrolina, analisando os documentos antigos, colocou a divisa de PE-BA na entrada da orla de Juazeirom houve grande polêmica. Então, políticos de Petrolina e Juazeiro se reuniram e consentiram de comum acordo deixar como estava. A placa voltou para a Ilha do Fogo. Quem tiver conhecimento sobre este assunto,por favor comente. É até onde eu sei.

  6. PETROLINENSE disse:

    Até onde eu sei, sobre os documentos históricos, todas as ilhas pertencem à margem esquerda do rio…. Se for analisado para onde o rio desce, todas as ilhas passando por Santa Maria, Cabrobó, Belem do São Francisco, Floresta, até a divisa,Pernambuco já domina há anos…

  7. PETROLINENSE disse:

    Acho que os petrolinenses como têm bom coração, não pretende alimentar esta briga. consideramos a Ilha do Fogo, por exemplo, território neutro, assim como a Ilha do Rodeadouto. Já na ilha do Massagano, Culpe o Vento e outras, a influência é só de Petrolina.

  8. Rafael disse:

    Petrolinese mal informado, ta falando besteira, ate onde se sabe, todas as ilha sao território Bahiano, nao so sao terririo bahiano como tambem a administraçao, esses documentos que voçe ta falando ninguem sabe ninguem viu. se voçe observar todas as vezes que se fala na admistraçao da ilha do rodeadouro, inclusive nesta repostagem, procura-se a Prefeitura de Juazeiro.
    agora o absurdo que me fez rir da ignorancia foi dizer que: “documentos antigos, colocou a divisa de PE-BA na entrada da orla de Juazeiro”…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quer dizer entao petrolinese que o rio pertence a pernambuco, né, desceu da orla de juazeiro, pisou na agua da dentro de petrolina…kkkkkkkkkkk,
    haaa outra coisa, a liha do fogo nao é, nem nunca foi territorio de pernambuco nem territorio neutro, alias territorio noutro é otimo…é guerra é…?!?!kkkk
    haaa se nao me engano o prefeito que teve essa astucia de botar a placa depois da ilha do fogo…quase no fim da ponte, foi Guilherme Coelho, e depois disso nunca mais foi reeleito…e a placa voltou para o lugar devido nao por concenso e sim por la é o lugar dela, e foi uma verdadeira afronta,
    e por falar nesse assunto, petrolina devia se preocupar com o que realmente lhe é devido, a sua margem, hôôô petrolina vai limpra aquela margem cheia de plantas aquaticas aquilo é um nojo…mas enquanto isso… podem vim tomar um bainho nas nossas ilhas e do nosso lado do rio.

  9. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Então quem nasce nas ilhas é obrigatoriamente petrolinense?!

  10. Fátima disse:

    EU FICO PREOCUPADA COM O LIXO DEIXADO PELOS VIZITANTES. PRECISAMOS URGENTEMENTE EDUCAR NOSSA POPULAÇÃO, NO SENTIDO DE NÃO DEIXAR SEU LIXO NA ILHA. OS ANIMAIS MARINHOS E TERRESTRES ESTÃO PERDENDO AS SUAS VIDAS, NO MOMENTO EM QUE COMEM O LIXO, JÁ QUE NÃO FAZEM A DIFERENÇA ENTRE ALIMENTO E PLÁSTICO, POR EXEMPLO.. SEJAMOS RESPONSÁVEIS COM AS VIDAS DE TODOS OS ANIMAIS. ELES SÃO CRIATURAS DE DEUS.

  11. Demóstenes disse:

    Atenção autoridades!!!

    É um importante ponto turístico e largado desse jeito!
    Precisa de mais cuidado, maior fiscalização nas barracas, melhorar a infra-estrutura, em fim, valorizar mais o ambiente.
    Mas isso não é para aumentar os custos não!Mas valorizar a área, consequentemente a cidade e a população se beneficiam com isso.

    http://www.demostenesmc.blogspot.com

  12. Claro disse:

    Se é de Petrolina pq a prefeitura de Petrolina não faz nada! Se é de Juazeiro pq a de Juazeiro não complementa as ações que já faz? Seja de quem for – na verdade acho que é da união – alguma autoridade ou as autoridades precisam investir no rodeadouro e em outras ilhas também pra que tenhamos mais opções.

  13. PETROLINENSE disse:

    Não quero alimentar brigas bestas aqui. Já enviei um pedido de informação ao Governo do estado de Pernambuco para ver qual documento comprova o que escrevi. Mas, basta ver que todas as ilhas irrigadas são de Pernambuco. Aqui, como não há motivos para discórdia, fica entendido que as ilhas pertencem à Petrolina e Juazeiro. O bom é que as duas prefeituras se unam e busquem as melhorias devidas.

  14. PETROLINENSE disse:

    Olha, a Secretária de Urbanismo na época era se não me engano Silvia Holanda e ela entrou com o pedido junto ao então DNER e comprovado a veracidade do documento, o DNERa colocou (ao meu ver erroneamente) a placa na cabeceira da ponte em Juazeiro. Quanto à Guilherme Coelho, ele foi eleito e re-eleito prefeito de Petrolina. E não se candidatoumais a nenhum cargo.

  15. João José disse:

    Descobri o motivo que esse Rafael não acreditar nas obras que vão chegar a Petrolina. Ele é baiano e com certeza não é juazeirense. Por isso o motivo de tanto ódio com a Capital do São Francisco, com 300 mil habitantes e um PIB de 2,4 bilhões.

  16. Jujú disse:

    AS PEDRINHAS ESTÁ DO MESMO JEITO.

    Hoje estive na ilha das Pedrinhas. Foi horrível!!!! Um pééééssimo atendimento. Fizemos um pedido, e de duas horas da tarde viemos comer era quase quatro e meia – isso porque ficamos no pé. Sem contar que os garfos, facas, pratos.. estavam sujos. Os banheiros imundos e as cozinhas… MEU DEUS DO CÉU!!!! Quando ví, quase que vomitei. Fiquei morrendo de vergonha pois levei meus parentes que vieram de fora, e ouviram falar muito bem das ilhas daqui. rsrsrsr
    aiai!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários