A Câmara continua brincando de legislar

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2010 às 07:00

Radialista Francisco José

A Câmara de Petrolina não para de constranger a cidade.  Apesar de ter anunciado o recesso, ontem era dia de sessão, só que ninguém sabia.

A imprensa não foi avisada (não se sabe por que o medo) e desconfio que nem os vereadores sabiam. Claro, não houve quorum e os vereadores do grupo dos seis se revoltaram.

Ao radialista Francisco José, no programa Opinião, choraram pitangas.

Dr. Pérsio (PMDB) e Raimunda Sol Posto (DEM) disseram, os dois, que se soubessem que seria assim não teriam se candidatado. Alvorlande Cruz (PTC) sugeriu e Ibamar Fernandes (PRTB) afirmou textualmente que a câmara deveria cassar os faltosos e dar posse aos suplentes.

Todos reclamaram que as ausências dos colegas e a não votação dos projetos prejudicam o andamento da cidade.

Comentário Meu:

Concordo com os vereadores. Não dá para simplesmente parar o legislativo porque não se entenderam sobre as eleições internas. É imperdoável a cidade pagar por isso.

Contudo, considero também imperdoável que, os mesmos que reclamam, terem rasgado as regras do jogo e não aceitarem a vontade da maioria que escolheu a nova mesa diretora, provocando todo o problema. Não dizem também que entre os “projetos urgentes” tem um que pede aumento do IPTU em até cem por cento.

E agora eles mesmos se sentem no direito de cassar os próprios colegas eleitos pelo povo? É demais!

A verdade é que a Câmara de Vereadores de Petrolina hoje é uma piada para o município.

Mas nem tudo está perdido. É fácil resolver.

Basta o presidente ter uma postura que se espera de um líder: Resolver o impasse interno revogando sua portaria que remarcava a eleição para o dia 23, tornando sem efeito a decisão judicial que proibiu esse novo embate e mostrar assim a independência do legislativo que sofre intervenção do executivo e do judiciário.

E quanto aos vereadores que não gostariam de estar nesta legislatura, resolve mais fácil ainda: Renunciem.

Alguém acredita nesta possibilidade?

Brinquem menos com Petrolina e levem mais a sério, por favor.

A Câmara continua brincando de legislar

  1. Raimundo disse:

    Se esses vereadores de Petrolina não se lembram que votamos neles para nos representar votando nos nossos interesses, me convidem para assumir uma vaga que eu mostro que eu faço o que o povo realmente quer que é trabalho e ganho um ótimo salário que é só o que eles querem.

  2. TÁ CORRETO disse:

    CARLOS BRITO VOCÊ ESTÁ COBERTO DE RAZÃO, O ÚNICO PROJETO QUE NÃO PODE SER ADIADO É O QUE AUMENTA EM ATÉ 100% O IPTU, O RESTANTE NÃO TEM URGÊNCIA ALGUMA, ACHO QUE A IMPRENSA DEVERIA IVESTIGAR É POR QUE A ATUAL MESA DIRETORA INSISTE EM APROVAR ESTES PROJETOS AINDA NO SEU MANDATO, USANDO ATÉ MESMO A JUSTIÇA PARA PRORROGAR O SEU MANDATO QUE É APENAS DE 02 ANOS E NÃO DE DOIS ANOS E UM MÊS, SERÁ QUE TEM ALGUMA COISA POR TRÁS DESSE INTERESSE?

  3. Aloisio Castro disse:

    Comentário tendencioso. Há interferencia sim naquela casa, mas não só do executivo, como também dos lideres politicos de todos os vereadores. TODOS. Sem exceção, todos, seguem orientação externa. Ninguém ali tem consiência de nada. Acatam ordens de seus gurus.

  4. Francisco Antonio Ramos disse:

    REFORMA POLÍTICA JÁ

    O poder legislativo está desgastado nas três esferas, o poder legislativo é uma vergonha nacional.
    Aproveitando o ensejo das discussões sobre reforma segue a minha opinião:

    1º Acabar com o senado, instituição obsoleta que não se aplica aos nossos tempos.

    2º Diminuir o número de Deputados Federais e Elegê-los por região. Por exemplo, Pernambuco teria quatro deputados federais um representante de cada região. Sertão, Agreste, Zona da Mata e Área Metropolitana.

    3º Diminuir o número de Deputados Estaduais e Elegê-los por microrregião. Seriam dezoito deputados, um representante de cada Microrregião.
    1. Alto Capibaribe
    2. Araripina
    3. Brejo Pernambucano
    4. Garanhuns
    5. Itamaracá
    6. Itaparica
    7. Mata Meridional
    8. Mata Setentrional
    9. Médio Capibaribe
    10. Petrolina
    11. Recife
    12. Salgueiro
    13. Sertão do Moxotó
    14. Suape
    15. Vale do Ipanema
    16. Vale do Ipojuca
    17. Vale do Pajeú
    18. Vitória de Santo Antão
    4º Acabar com o cargo de vereador. Os representantes dos bairros teriam reuniões periódicas com os secretários de governo e repassariam os reclames dos moradores.
    Para fiscalizar o executivo (coisa que os vereadores não fazem) ficaria a cargo do ministério público. (aumento no número de promotores de justiça através de concurso público).

    Professor Francisco Antonio Ramos
    chicaoipubi@ig.com.br

  5. FabioPorto disse:

    A “melgor câmara de vereadores” que Petrolina já teve! Continuem votando assim. Vocês irão destruir a nossa cidade.

  6. GABRIEL MENEZES disse:

    PARABÉNS PELO COMENTÁRIO NOBRE COLEGA CHICO!!!
    O MOÍDO É GRANDE E O POVO ESTÁ SENDO PENALIZADO.
    QUANTO AO PROJETO DE AUMENTO DO IPTU, TAMBÉM É FÁCIL…REPROVA! UM ABRAÇO E FELIZ 2010.

  7. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Concordo com Aloisio Castro em número, gênero e grau!

  8. Petrolinense desiludido disse:

    Essa camara de Petrolina devia seguir o exmplo de Juazeiro e cidades ao redor e se organizar, ao menos na votação da sua mesa. Essa camara lembra sala de aula de infância quando o professor sai. Uma verdadeira bagunça!

  9. Desconstituidor de Discurso disse:

    Seria interessante que a Prefeitura viesse a público explicar essa celeuma do possível aumento de 100%. Acredito que não é bem assim. Talvez esteja embutido a questão do imposto progressivo, mas para acabar com as críticas maldosas…

  10. PEDRO JUNIOR disse:

    EU SÓ ESPERO QUE OS PETROLINENSE ESTEJAM DE OLHOS ABERTOS E VEJA OS INCOMPETENTES QUE COLOCARAM NA CAMÂRA E NA PRÓXIMA ELEIÇÃO NÃO ELEJA NENHUM DESSES BANDO DE INCOMPETENTES E INCAPACITADOS.

    NO LUGAR DE VOTAR NESSE BANDO AI, VAMOS PROCURAR UM TIRIRICA PET ROLINENSE E VOTAR. SERÁ BEM MELHOR.

  11. PARA QUE NAO HAJA MAIS O CARGO DE VEREADOR,E SIM QUE O MINISTERIO PUBLICO ASSUMA A RESPONSABILIDADE DE FISCALIZAR O EXECUTIVO.. disse:

    PARA QUE ACABEMOS COM ESSE CARGO EXDRUXULO DE VEREADOR DE PETROLINA E QUE O MINIST. PUBLICO ASSUMA AS FUNÇOES QUE OS MESMOS-vereadores- POIS NAO SABEM E NEM QUEREM APRENDER A ter respeito pelo povo,e trabalhar pelo mesmo, sem pensar em fazer teatro,palhaçadas e picaretagens como os mesmos estao fazendo…..Da nojo.TENHAM UM POUCO DE DIGNIDADE , RENUNCIEM E NAO VOLTEM MAIS . VAMOS ACABAR COM VOCES ,NA PROXIMA ELEIÇAO ..JA ESTAMOS NOS ORGANIZANDO COM todos os SEUS NOMES E VAMOS PANFLETAR ESSA CIDADE TODA.Nao pensem que somos bobos /GARANTO-VOCES NAO VOLTAM MAIS-nenhum de voces.- .CREIAM NISSO . FELIZ ANO NOVO AO POVO DE PETROLINA e aos blogueiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários