Com o início do período chuvoso e com a chegada do verão na última terça-feira (21) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Petrolina está alertando e procurando conscientizar a população sobre os perigos da proliferação da dengue durante esta época do ano. Com um trabalho efetivo durante o ano de 2010, que levou o município a alcançar baixo índice de proliferação da doença no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), a Gerência de Endemias vem intensificando os trabalhos, principalmente naquelas regiões onde a problemática é identificada com mais frequência.
Apesar de constante durante todo o ano, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue foram redobradas no mês de dezembro. A diretora de vigilância em saúde, Kátia Coutinho, explica que no início da temporada da chuva o trabalho de prevenção deve ser maior, pois nesta época do ano a situação climática fica mais agradável para a proliferação do Aedes aegypti. “Esse é um período em que ocorrem chuvas e com o verão a temperatura fica mais elevada, tornando um ambiente favorável para o desenvolvimento do mosquito, por isso precisamos realizar um trabalho mais incisivo e precisamos contar com o apoio da população”, enfatizou.
Segundo o gerente de endemias, Jaílson Araújo, estão sendo realizadas diversas intervenções na cidade, principalmente nos bairros que apresentaram resultados mais elevados no último LIRAa. “Em geral, grande parte dos focos de dengue estão concentrados nas residências, principalmente naqueles bairros que sofrem com falta de água e precisam armazenar água e terminam não fazendo isso da forma correta. Então nosso trabalho terá como foco estas comunidades porque precisamos que a população fique em alerta”, ressaltou. (com informações da assessoria/PMP)


