Uma das principais manifestações da cultura petrolinense acaba de virar documentário. O Samba de Véio da Ilha do Massangano foi resultado de uma pesquisa de conclusão do curso de comunicação social da Uneb/campus Juazeiro.
O vídeo experimental foi lançado ontem (16) na praça da igreja da Ilha do Massangano pelas concluintes do curso, Naiara Soares e Quércia Oliveira. Tem 19 minutos de duração e leva o título “O Samba: Na Ilha, da Ilha”.
As idealizadoras do documentário procuraram destacar, no seu trabalho, as diferenças entre o samba na ilha, realizado pelos moradores e visitantes da Ilha do Massangano durante o mês de janeiro, e o samba da ilha, produto cultural levado ao resto do País e até ao exterior.
Costuradas por batuques de tamboretes, os depoimentos da comunidade nativa trazem, ainda, uma breve apresentação do local, sua origem, modo de viver, trabalhar e seus momentos festivos.
Filmado e editado entre janeiro e outubro deste ano, “O Samba: na Ilha, da Ilha” foi lançado junto com a Exposição “Em Imagem: Ilha do Massangano, um projeto de extensão financiado pela Universidade de Pernambuco com apoio da Universidade do Estado da Bahia que oferece oficinas de Comunicação, Fotografia e História a jovens da comunidade da Ilha do Massangano.


