Açudes são preparados para o período de chuvas nas áreas de sequeiro em Petrolina

por Carlos Britto // 04 de dezembro de 2010 às 07:15

Centenas de famílias que moram no entorno do distrito de Izacolândia e região, zona rual de Petrolina, estão ansiosos a espera das chuvas. Os moradores foram beneficiadas nos últimos meses com a limpeza de seis dos dez maiores açudes da região. Dentre eles, reservatórios que segundo os moradores, não haviam sido limpos há mais de 20 anos.

O meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Mário Miranda ressalta que essas ações são importantes porque o grande problema do armazenamento de água em áreas de sequeiro é o assoreamento dos açudes. Ele revela que as previsões são boas para quem espera armazenar água das chuvas. “A previsão é de que uma sequência de chuvas com trovoadas caiam sobre a região a partir dos dias 6 ou 7 deste mês”, afirma. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Raimundo Nonato em apenas dois anos, a prefeitura já recuperou mais 320 poços em todo o interior.

As Secretarias de Desenvolvimento Rural e Infraestrutura agilizaram a retirada de mais de 300 caçambas de terra, fazendo a limpeza dos reservatórios da região. A iniciativa também contempla espaços chamados de “fundo de pasto”, que consistem em áreas de pastoreio de animais onde estes se alimentam e saciam a sede.

Morador há 45 anos da localidade de Cristália, Josivaldo Antonio de Araújo explica que havia muita preocupação com a quantidade de lama no açude, pois os animais que iam tomar água às vezes atolavam na lama causando prejuízos. “A preocupação com o açude era a seca e a lama. E com essa limpeza agora, fica garantida a água limpa e fonte de renda. Agora só falta a chuva”, ressalta.

Açudes são preparados para o período de chuvas nas áreas de sequeiro em Petrolina

  1. juliana@hotmail.com disse:

    Até que enfim uma ação das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Infraestruturar. Nunca vi tanto despreparo desses secretário de Julio Lossio.

    Juliana

  2. A VERDADE disse:

    Só que infelismente os serviços são mal feitos, e mesmo assim em propriedades de seus aliados na proipria região de pau-ferro o sr. raimundinho ñ fez em todas as propriedades, saltando as que mas precisavam… e as que fez foi de mal qualidade… essesec. é muito ruim alias todos secretarios deste prefeito… inclusive o próprio…

  3. domingos de cristalia disse:

    minha amiga juliana eu faço parte do governo julio e nunca vi tantas ação na região de cristalia que antes não passavão nem patrol nas estradas agora so este ano já pasarão 2 vezes os açudes tinha 20 anos que não erra limpos agora estão sendo limpos vc quer q faça tudo q ñ fizerão em apenas 2 anos de governos

  4. Suzano disse:

    As pessoas precisam ter mais coragem para reconhecer o que é feito de bom. Esse governo tem trabalhado muito não só para o interior como para toda a área urbana. Precisamo reconhecer o que é feito de bom e trabalhar juntos para que a nossa cidade se desenvolv

  5. Castilho disse:

    Raimundinho é uma pessoa honesta e justa e conhece esse interior como ninguém. Parabéns Raimundinho pela coragem e determinação. Sabemmos que as dificuldades são muitas, mas se todos fizerem sua parte e pararem de criticar as coisas avançam.

  6. Francisco Cavalcanti disse:

    Já foi cobrado diversas vezes a secretaria o concerto da parede do açude do POÇO DA SERRA, pois a parede do sangradouro está danificada correndo sérios riscos de que com as chuvas ela venha a estourar i ir embora prejudicando diversas famílias, e também se encontra completamente assoreada, a população da região espera que o secretário e o prefeito tomem alguma providência URGENTE.

  7. Sol nascente disse:

    Muitas açoes estão sendo realizadas no interior e eu acho incrivel como está incomodando tanta gente. Essas pessoas deviam ter vegonha de torcer contra a administração pública, não é assim que se faz oposição não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários