Pernambuco recebe primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical público

por Carlos Britto // 25 de novembro de 2010 às 18:08

Pernambuco recebeu hoje o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) da região Nordeste.

Com capacidade para armazenar cerca 7.200 bolsas de sangue de cordão umbilical, o banco, implantado no Hemocentro Recife, dispõe, inicialmente do primeiro bioarquivo, para armazenagem de 3.600 bolsas.

O principal objetivo do banco  é ampliar as chances de encontrar doadores compatíveis para transplante, bem como, proporcionar maiores esperanças aos pacientes que aguardam na fila de espera do estado. O procedimento também é indicado para o tratamento de algumas leucemias, entre outras doenças. Isso porque o sangue do cordão é rico em células-tronco, que são capazes de se multiplicar e de formar uma nova medula.

O Banco de Sangue de Cordão Umbilical faz parte da Rede BrasilCard criado pelo Ministério da Saúde em 2005 e gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) com recursos administrados pela Fundação do Câncer.  (informações do Diário de Pernmbuco).

Pernambuco recebe primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical público

  1. Desconsttruídor de Discurso disse:

    Pernambuco ou Ricilis… por que quando se investe em Ricifilis nenhum pernambucano reclama, mas quando se “pensa” em investimento em Petrolina, vem a choradeira, inclusive de pessoas de cidades do Sertão…

  2. João João disse:

    A verdade é essa, em qualquer lugar de Pernambuco ninguém reclama quando vem investimento. Mas quando é em Petrolina, o xororô é grande! Por isso até agora pouca coisa Eduardo Campos trouxe para Petrolina!

  3. Luciano Costa disse:

    Trabalho em uma empresa privada que realiza a Criopreservação de Cordão Umbilical, Células Troncos e Banco de semens. O governo do Pernambuco esta de parabens, pois mostra que tem visão futura. O investimento em BSCUP público é com certeza um futuro certo no tratamento de doenças. A política da saúde pública também se combate assim, pois os avanços nas pesquisas de curas com as Células Troncos é muito forte no mundo inteiro. Então imagine daqui a 20, 30, 40 ou 50 anos o governo do pernambuco devolvendo vidas de milhares de pessoas? Abraços a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários